quinta-feira, 15 de março de 2018

A fraldinha com molho de abacate!



O abacate não serve apenas para ser usado em vitaminas e como ingrediente na guacamole e servido com a fraldinha assada então, a galera fitness vai a loucura!

A Fraldinha é um delicioso corte localizado próximo à costela do boi. Vai muito bem no preparo assado, cozido, na chapa e em ensopados. Gosto dela preferencialmente na brasa.  É uma carne de corte pequeno e fibras longas. Possui pouca concentração de gordura, sendo conhecida como uma opção leve e macia. A fraldinha hoje está presente em boa parte dos churrascos brasileiros. Na França este corte é chamado de “bavete'. Deve-se ter cuidado no tempo de assar ou cozinhar, pois se ficar passada perde a sua principal característica que é a maciez. No preparo a seguir a dica é servi-la com um molho de abacate! Confira então a receita da Fraldinha com Molho de Abacate.


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1 kg de fraldinha
1 abacate sem pele e caroço cortado em cubos
1 dente de alho picadinho
Meia cebola picadinha
Meia colher de chá de cominho moído
Sal e pimenta preta moída na hora à gosto
Duas colheres de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Suco de um limão

Preparo:

Faça fogo na churrasqueira e assim que tiver brasa leve a peça de fraldinha para assar, temperada com sal e pimenta. Sele por cerca de 15 minutos cada lado. Numa frigideira refogue a cebola e o alho em uma colher de azeite de oliva. Assim que murchar retire do fogo e coloque em um processador juntando o abacate, a salsinha, uma colher de azeite de oliva, o vinagre, o cominho, sal e pimenta e processe até virar uma pasta. Reserve na geladeira até o grelhado ficar pronto. Retire a fraldinha do fogo e deixe descansar por cerca de 3 minutos antes de fatiar. Depois, fatie e acomode por sobre as fatias o molho de abacate. Servir em seguida acompanhado de pão.

Você sabia?


O abacate é uma fruta originária do México e América Central e hoje os principais produtores são México, Chile, Estados Unidos, Indonésia, República Dominicana, Colômbia, Peru, Brasil, China e Guatemala. Um abacate pequeno, com 150g de polpa (1 xícara aproximadamente), fornece 240 calorias, 22g de gorduras, 13g de carboidratos, 3g de proteinas e 10g de fibras. Ou seja, o abacate não é uma fruta de baixa carga calórica, mas o seu diferencial está na composição de suas gorduras. Quase 70% das gorduras encontradas no abacate são monoinsaturadas, a maioria de ácido oleico, e o restante é composto por gorduras poli-insaturadas (ômega-6 e ômega-3) e saturadas (ácido palmítico). A quantidade de fibras presente no abacate também impressiona. 10g correspondem a 40% de toda a quantidade de fibra recomendada diariamente. Além dos macronutrientes, o abacate contém uma variedade muito grande de vitaminas e minerais. Destacam-se as vitaminas do complexo B, C, A, E, cobre, manganês, magnésio, fósforo, potássio e zinco. São alguns benefícios do abacate para a saúde e boa forma: aumenta a absorção de carotenoides; possui poder anti-inflamatório; reduz estresse; melhora a saúde cardiovascular; controle do colesterol; regula o fluxo intestinal; inibe o apetite e emagrece; regula a menstruação; melhora a visão; evita o envelhecimento precoce e trata a pele e ajuda na construção de massa muscular entre outras.

Você encontra a fraldinha e diversos de ouros cortes de carnes nobres na Sorro Carniceria além de muitos complementos para o churrasco, como acessórios, queijos, frios, molhos, belisques e bebidas- cervejas e vinhos – além de cestas para presentes. A Sorro Carniceira fica na Rua Marechal Deodoro 05, fone (51)3902-0630 e o horário de funcionamento é de terça a sexta das 10:30 às 13:00 e das 16:00 às 21:00, sábados das 09:00 às 13:00 e das 15:00 às 21:00, domingos e feriados das 09:00 às 13:00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário