terça-feira, 28 de março de 2017

A ProWein e as vinícolas brasileiras


Durante a feira, estande do Wines of Brasil foi visitado por importadores e experts internacionais e a produção vitivinícola nacional ganhou destaque em publicações especializadas europeias


A projeção das 10 vinícolas brasileiras que participaram da ProWein – a maior feira de vinhos do mundo – foi superada em quase 60% e deve atingir US$ 1,5 milhão em vendas para o Exterior. O montante será atingido nos próximos 12 meses e foi resultado de mais de 250 contatos comerciais feitos em três dias de realização do evento. Entre os países com maior interesse pelos vinhos brasileiros estão importantes mercados para a bebida no mundo, como Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e China, e também países com procura mais recente pelo produto nacional, como Canadá e Peru. 

As vinícolas que representaram o Brasil em sua 13ª participação na exposição encerrada nesta terça-feira (21), em Düsseldorf, na Alemanha, foram a Aurora, Basso, Casa Perini, Casa Valduga, Don Guerino, Lidio Carraro, Miolo, Peterlongo, Pizzato e Salton. A ação é do projeto setorial Wines of Brasil, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), por meio do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do RS (Fundovitis), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 


“O Brasil, hoje, é reconhecido pelo trade especializado como um importante país produtor de vinhos do Novo Mundo. Além disso, somos reconhecidos internacionalmente como um produtor de espumantes de excelente qualidade. Outro destaque é a consolidação e a ampliação dos canais de distribuição dos nossos vinhos nos principais países-alvo das exportações brasileiras”, resumiu o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini.

O dirigente também relatou a presença de grandes críticos no estande brasileiro na ProWein. Entre eles, o responsável pelo lendário Julgamento de Paris e fã declarado do vinho brasileiro, Steven Spurrier, da revista britânica Decanter, e Felicity Carter, editora da alemã Meininger’s Wine Business Magazine. Ambas as publicações estão entre as principais do segmento na Europa. Durante o período da feira, a vitivinicultura brasileira também figurou na capa da revista austríaca Falstaff. A matéria especial aborda os produtores sul-americanos da bebida, com destaque para o Brasil.

Grupo Famiglia Valduga marca presença na principal feira de vinhos do mundo


O Grupo Famiglia Valduga participou de um dos mais importantes eventos de vinho mundiais, a ProWein. Realizada na Alemanha, na região de Dusseldorf, a edição deste ano do evento reuniu, entre os dias 19 e 21 de março, os principais nomes da indústria do vinho mundial.

Com apoio da Wines of Brasil, projeto desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a Famiglia Valduga esteve representada por Luisa Valduga, embaixadora do Grupo na Europa, Elisa Walker, coordenadora de exportação e pelos executivos Juciane Casagrande, diretora comercial da Famiglia Valduga, Jones Valduga, diretor da Domno Importadora e por um dos proprietários, o enólogo João Valduga. Durante o evento, eles apresentaram aos visitantes da ProWein os renomados e premiados rótulos da Casa Valduga, suas características e a história de sucesso centenária da família que produz rótulos há 140 anos.  Além disso, eles aproveitaram a oportunidade do evento para estreitar o relacionamento com os principais produtores de vinho de diversos países e captar novas oportunidades para a DOMNO Importadora.

“Participar de eventos como esse é uma excelente oportunidade de divulgar os nossos produtos e também uma chance para atrair novos compradores”, comemora Luisa Valduga.  “Estamos muito felizes em apresentar os rótulos da Casa Valduga na Alemanha, um dos maiores importadores mundiais de vinhos. Esperamos que a nossa participação na feira ajude a ampliar a nossa presença em todo o mundo”, finaliza.

Miolo apresenta linha exclusiva para o mercado internacional na Prowein 2017


A vinícola Miolo apresentou a linha Seival, criada especialmente para o mercado externo. Os vinhos já são comercializados nos Estados Unidos e na China e foram apresentados pela primeira vez na Europa.

Nas versões Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Pinotage, Chardonnay, Riesling e Sauvignon Blanc, os vinhos Seival trazem rótulos desenvolvidos exclusivamente para a linha internacional, direcionada para os entrantes no mundo do vinho, pois os produtos são leves, descomplicados e de excelente custo x benefício.

“Estamos certos de que a apresentação da Seival na Prowein trará excelentes negócios para a Miolo na Europa, onde nossos produtos já são reconhecidos e amplamente consumidos. Adaptar os vinhos para o mercado internacional é uma decisão estratégia que considera as particularidades e preferências dos consumidores de outros países. Essa percepção e essa identificação são resultado do trabalho exitoso de nosso setor de exportações, que está em constante contato com as tendências de consumo no exterior”, resume Adriano Miolo, superintendente do grupo.

Sucesso na Europa, especialmente na França, os espumantes Miolo Cuvée Tradition também foram destaque no espaço da marca na Prowein. O foco foi o Miolo Cuvée Tradition Brut, que em 2016 foi o espumante nacional mais apreciado em Paris. Essa grande conquista deu origem a uma campanha internacional inédita: um lote do espumante repousa, neste momento, em uma cave submersa no mar da região da Bretagne, na França, de onde será retirado no segundo semestre de 2017 e comercializado em edição especial e limitada no Brasil e na Europa.

A ProWein ocorreu na Alemanha entre 21 a 23 de março e é considerada uma plataforma de negócios para o comércio especializado de vinho e bebidas espirituosas. É a maior feira de wines and spirits do mundo e reúne profissionais da viticultura, produção, comércio e gastronomia. Este ano teve mais de 6.200 expositores de 47 países e 58.000 visitantes. Essa é a 13ª vez que os vinhos brasileiros participaram do evento.






Nenhum comentário:

Postar um comentário