domingo, 5 de outubro de 2014

Ventisquero Grey Single Block Garnacha, Cariñena e Mataro - 2012

As uvas não tão “comerciais” me atraem seguidamente! Gosto de ser desafiado e surpreendido por vinhos de castas pouco comuns e mesmo vinhos de castas tradicionais elaborados de forma diferente. Algumas destas castas incomuns de longa história no exterior começaram a se fazer presentes nos vinhedos sulamericanos o que acaba trazendo um novo elemento a este produto, o terroir destes paralelos que contribuem para dar um toque extra na estrutura do vinho. 

O chileno do Vale do Apalta Ventisquero Grey Single Block Garnacha, Cariñena e Mataro 2012 - uvas também conhecidas no Velho Mundo como Grenache, Carignan e Mouvedre ou Monastrel – é elaborado com o corte destas uvas mediterrâneas diversas as tradicionais cultivadas no Chile (50% Garnacha, 30% Cariñena e 20% Mataro). 

O rótulo assinado pelo enólogo Felipe Tosso e já foi ranqueado entre os melhores tintos jovens de Colchagua no Guia Descorchados 2013 com 92 pontos. 

O vinho possui cor rubi com reflexos violetas, lágrimas médias e ligeiras. Seus aromas são intensos e persistentes, trazendo amora, morango, framboesa, cassis, leve alcaçuz, baunilha e pimenta negra. Boca com paladar de taninos finos e suaves, com destaque para o frutado de morango, cerejas, amoras e mamão. É jovem, fresco, rápido, equilibrado e facílimo de beber. Final com retrogosto duradouro e agradável.Passa 6 meses em barricas francesas de quinto uso.

Possui 14,5% de teor alcoólico e o ideal é degusta-lo na temperatura de 16oC preferencialmente com 30 minutos de decantação.

Acompanha bem carnes vermelhas magras, carne de suíno e cordeiro, legumes grelhados, massas com molhos vermelhos e negros.

Você encontra os vinhos Ventisquero na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário