quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Don Giovanni Merlot 2006


Guardado de longa data ainda possuía em minha adega um exemplar, filho único, de Don Giovanni Merlot 2006, vinho produzido pela vinícola homônima em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha. Ainda estava ótimo, o que é marcante para um vinho com 14 anos de safra, mas não surpreendente pois trata-se de um vinho gaúcho produzido num terroir diferenciado que privilegia a guarda. 

Deixei-o no decantador arejando por cerca de uma hora para depois provar este vinho que mostrou-se equilibrado, elegante e macio. Apresentou cor púrpura e rubi muito brilhante e trouxe ao nariz aromas frutados (cassis e ameixa) e evoluídos com tabaco, tostado – café - e toque herbáceo. Na boca revelou-se estruturado, com ótimo equilíbrio, acidez na medida, taninos redondos e maduros. Vinho de média persistência e confortável retrogosto. Envelheceu em barris de carvalho, americano e francês por cerca de 8 meses.

Vai muito bem com carnes grelhadas de bovino, cordeiro e suíno e ainda harmoniza com massas com molhos vermelhos e de funghi.

Ideal ser servido na temperatura de 16°C e possui 13% de graduação alcoólica.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário