quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

A berinjela gratinada!


Quando desembarcou no ocidente foi acusada de planta venenosa (mala insana em latim, que deu origem a palabra melanzana ou berinjela em italiano) mas trata-se de um excepcional legume!

A berinjela tem diversas propriedades e por muitos é conhecida como substituta da carne devido as suas características vitamínicas, proteicas e minerais.  É bastante versátil no preparo – tente preparar na chapa, somente cortada em fatias, regada com bastante azeite de oliva – podendo ser feita no forno, fogão ou brasa. Confesso que cozida não é das melhores, pois os seu amargor destaca-se no palato. A receita de hoje leva guisado e queijo, uma mistura espetacular para a berinjela, gratinada ao forno. Confira!  



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

4 berinjelas
300g carne moída
200g de queijo muçarela
1 cebola
2 tomates picados em cubinhos
50g de queijo ralado
Sal, pimenta e orégano à gosto
Azeite de oliva
Óleo para fritar a carne

Preparo:

Lave bem as berinjelas e parta-as ao meio, regue com um fio de azeite de oliva, polvilhe com sal e leve ao forno pré-aquecido a 200oC por cerca de 15 minutos. Retire do forno e cuidadosamente retire a polpa com uma colher. Coloque o óleo numa frigideira e frite a cebola, a polpa da berinjela, a carne, o tomate e o orégano. Quando a carne estiver cozida e dourada, retire do fogo. Acrescente o tomate, o queijo e recheie as berinjelas. Cubra-as com a muçarela e o queijo ralado. Leve ao forno novamente a 200°C para gratinar e sirva em seguida.

Você sabia?

A berinjela é o fruto da planta Solanum melongena, originária da Índia. De acordo com alguns historiadores, seu cultivo teve início há cerca de quatro mil anos, como planta ornamental. Chegou à Europa no século XIII, através dos árabes da Península Ibérica. Em regiões de clima quente, a época de plantio dura o ano todo. A berinjela é rica em proteínas, vitaminas A, B1, B2, B5, C, e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio. É muito digestiva, nutritiva e laxante. Ajuda a diminuir o colesterol no sangue e a baixar os níveis de triglicérides. Pode ser consumida cozida, frita, assada ou grelhada. Utilizada na preparação de pratos como o cuscuz, suflê, torta, salada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário