quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Cave Amadeu Nature Rústico - um delicioso sur lie!


Muito em voga nestes últimos anos no Brasil os espumantes elaborados pelo método “sur lie” vêm conquistando os paladares dos enófilos e consumidores país afora! Sur lie é um termo francês que significa “sobre as borras” e trata-se de uma técnica de amadurecimento de vinhos que permanecem em contato com as células mortas de leveduras, após a fermentação.  É comumente utilizada em espumantes e vinhos brancos mas também não é proibida nos tintos. Este descanso sobre as borras de leveduras influencia a estrutura tânica do vinho, o corpo e o aroma. As garrafas de espumante elaboradas assim não levam a rolha de cortiça, mas sim uma tampa de garrafa metálica (iguais as de cerveja) pois o espumante não é sangrado no degórgement - resfriado para expulsão das leveduras e posterior colocação da rolha.

Um dos bons rótulos produzidos por aqui é o Cave Amadeu Nature Rústico  envasado pela Cave Geisse de Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha. Utiliza 80% de uvas Chardonnay e 20% de Pinot Noir na sua composição. Possui bela cor amarelo dourada com intenso perlage subindo na taça. Aromas que remetem às leveduras e frutas cítricas. Esplêndida boca, fresca, volumosa, marcante e persistência. Vale muito a pena degustar!

Recebeu honrarias sendo o Vinho Revelação - Descorchados 2019 com 93 pontos e ainda o Melhor Espumante de Pinto Bandeira pelo mesmo guia.

É um espumante que harmoniza com uma infinidade de tipos de comida, pois sua acidez promove um ótimo equilíbrio na acomodação dos sabores. Portanto, use sua curiosidade para harmonizar esta Sur Lie!

Possui 12% de graduação alcoólica e o ideal é ser consumido na temperatura entre 4 e 6oC.

Você encontra os espumantes da Cave Geisse na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665 e site www.weinhaus.com.br.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário