quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Não comente com as ovelhas nem com os frangos!


      Que tal estas duas receitas fáceis e saborosas para as festividades de final de ano?

Um dos chefs que mais me inspiraram na cozinha foi o icônico inglês Jamie Oliver, hoje com 43 anos, dono de restaurantes, escritor e apresentador de programas na BBC londrina entre outros. A sua cozinha além de ser clássica e orgânica, prima pelo bom gosto no uso de soluções criativas na preparação dos pratos. Assistindo a seus programas, conseguimos extrair muitas técnicas fantásticas e de fácil aplicação na cozinha como estas duas: uma no preparo do pernil de ovelha marinado e outro no recheio do frango a ser assado inteiro no forno. E como neste ramo, nada se cria, tudo se adapta, vamos a elas!



Preparo do pernil de ovelha: inicialmente desossar o pernil e abrir a carne, deixando-a na mesma altura – como se fosse um matambre, só que bem mais alto. Elaborar uma marinada – mistura de vários temperos e líquidos para dar sabor a carne - que pode ser: alecrim, azeite de oliva, pimenta preta, vinho branco seco e alho em pasta. Processar todos ingredientes e reservar. Pegar um daqueles sacos de plástico grandes, transparentes e colocar o pernil desossado dentro e acrescentar metade da marinada. Apertar bem o saco contra a carne até sair todo o ar, dar um nó e “amassar” esta carne com a mistura até a marinada espalhar-se uniformemente por toda ela. Deixar descansar na geladeira por cerca de 10 horas, tirar do saco e levar direto para assar no forno. Assim evita-se lambança na cozinha, não dá cheiro na geladeira e consegue-se distribuir o tempero em todas as partes da peça de ovelha. O restante da marinada servimos sobre as fatias do assado.



O frango recheado: para rechear o frango, dois ingredientes são importantíssimos: o limão e a manteiga. O limão tira aquele cheiro e um pouco do sabor enjoativo que o frango tem e a manteiga age como um lubrificador e dourador do frango, pois o que nos angustia muitas vezes no processo de assar um frango é que a carne fica muito seca e a pele emborrachada. Para evitar estas duas situações, sugere-se um procedimento e uma receita à tiracolo: numa vasilha picar peito de peru defumado já cortado em fatias, casca de limão picada e algumas gotas do mesmo, alho picado, manteiga, sálvia fresca e misturar tudo esmagando com a mão. Colocar esta mistura não dentro do frango, mas sim socar entre a pele do peito que deverá ser afastada e a carne, pois o calor do forno irá derreter a manteiga e espalhar a mistura por todo o frango, mantendo a carne suculenta e a pele crocante, sem a necessidade de regar o assado a todo instante. O limão do qual foi tirada a casca deve ser cortado em fatias e colocado dentro do frango, no local onde normalmente se coloca o recheio, pois o seu líquido irá dar um toque muito especial no prato. A estas fatias de limão pode-se somar batatas semi-cozidas e cortadas em pedaços, azeite de oliva, sal, alho e folhas de sálvia. Está pronto um prato barato e muito fácil de fazer!   
    
             


Nenhum comentário:

Postar um comentário