quinta-feira, 8 de junho de 2017

A batata falsamente fatiada assada!



Imagine algo bom. Imaginou? Agora multiplique por dez... E quer saber? Mais fácil que folhear a página do jornal!!!

Batata é um legume que faz parceria com inúmeros pratos! Geralmente conhecemos e comemos ela na forma de purê, frita ou cozida. Mas ela pode ter bem mais graça e jeito do que isso! A batata falsamente fatiada – sim, ao invés de ir com a faca até o final do  corte para-se cerca de meio centímetro antes – perfumada com ramo de alecrim fresco que inebria com seu aroma o ambiente todo é uma maneira descolada e fácil de servir este tubérculo com vestido de festa! Não perca esta receita, a batata falsamente fatiada assada! Acompanhe. 


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

8 batatas brancas médias
1 dente de alho picadinho
50g de bacon picadinho
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
2 colheres de sopa de óleo de girassol
Ramos de alecrim fresco
Sal e pimenta do reino à gosto

Preparo:


Lave as batatas e seque-as em papel absorvente. Com uma faca corte uma pequena parte da lateral longitudinal para que a batata não vire no forno. Depois faça fatias finas mas sem chegar a base, mantendo a batata inteira. Aqueça o óleo de girassol numa frigideira e rapidamente refogue o bacon. Retire o bacon fora e leve o líquido resultante para um refratário untando-o. Acomode as batatas, regue com o azeite de oliva e tempere com o alho picadinho acomodando entre as fatias, o sal e a pimenta moída. Junte um pedaço do ramo de alecrim encaixando em cada batata e leve ao forno pré-aquecido a 200oC por uma hora, tempo em que as batatas estarão perfeitas. Sirva na companhia de carnes ou salmão grelhado.

Você sabia?

A batata é um tubérculo nativo da América do Sul, mais precisamente da Cordilheira dos Andes – do Peru, passando pelo Chile até Argentina - e já era consumida por povos há cerca de 6.000 a.C. Seu cultivo e manejo passou pelas mãos dos Incas que utilizam inclusive técnicas de irrigação. Chegou a Europa, nos porões dos navios mercantes por volta de 1570. De lá fez ponte para a América do Norte em meados de 1620. A batata é uma dicotiledônea da família Solanaceae pertencente ao gênero Solanum, que contém mais de 2000 espécies. Destas, cerca de 160 produzem tubérculos. Entretanto, apenas cerca de 20 espécies de batata são cultivadas. A batata é o quarto alimento mais consumido do mundo e o maior produtor mundial é a China, cuja produção em conjunto com a da Índia corresponde a mais de um terço da produção mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário