segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Yali Three Lagoons Syrah 2012

Esta semana provei mais um dos belos representantes da vinícola Viña Ventisquero. Com uma extensa gama de marcas e linhas de variados rótulos e castas, a bodega chilena posiciona-se em vários nichos junto ao mercado consumidor. 

Uma destas marcas – a Yali - é importada pela Domno Importadora (leia-se grupo Famiglia Valduga) e estreou novos rótulos com desenho destacando a fauna e flora local, de olho na sustentabilidade e preservação do meio ambiente.  

A marca apresenta três novas linhas: a Wild Swan, Wetland Reserva e Three Lagoons. As três lagoas que são encontradas na região aquífera de El Yali se tornaram a inspiração para o desenvolvimento dos vinhos Three Lagoons. A combinação perfeita dos elementos principais que mantêm o equilíbrio destes vinhos: consistência, caráter e personalidade, assim como a natureza mantém o balanceamento do ecossistema. Os elegantes rótulos apresentam sabores especiais e diferenciados e estão disponíveis nas variedades Cabernet Sauvignon, Syrah e Chardonnay. 

E foi o Yali Three Lagoons Syrah 2012 produzido no Vale do Maipo no Chile o vinho degustado. De coloração viva e vibrante rubi profundo apresentou-se choroso com lágrimas médias e lentas. Os aromas no ataque inicial trouxeram frutas vermelhas e negras, também goiaba e marmelo; toque mentol adocicado além dos herbáceos cipreste e orégano. Também nuances animais como suor e couro. Depois de algum tempo aberto, alcaçuz e cereja negra. A boca entregou uma acidez pontual e destacou a fruta. Corpo médio e taninos finos com leve picância trazendo pimenta preta. 

Muito equilibrado e fácil de beber. Retrogosto apimentado e frutado, agradável, com ampla persistência.

Harmonizou muito bem com entrecote na chapa de ferro aromatizado com oliva trufado. Também acomoda bem carne de cordeiro, alguns risotos - o de funghi fresco em especial - queijos médios e alguns molhos como o espanhol.  

O vinho passa 12 meses hibernando em barricas de carvalho – 80% francês e 20% americano.  Conquistou medalha de prata e 87 pontos no concurso Annual Wine of Chile Awards (AWOCA).

Possui 14% de graduação alcoólica e o ideal é ser consumido entre 16 a 18oC.

A importadora Domno oferece toda ampla gama da Yali podendo ser contatada pelo fone 54. 3388-3999, email domno@domno.com.br e site www.domno.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!






Nenhum comentário:

Postar um comentário