quarta-feira, 24 de setembro de 2014

A Lasanha Ratatouille com Guizado

Erros e acertos! A contumaz busca pelo sabor pode ocasionar pequenos deslizes na perfeita preparação de um prato. A boa notícia é que todos os cozinheiros caem nesta armadilha!

Despertei em meu interesse pela culinária e gastronomia lá pelo final da década de 90, impulsionado pela experiência de morar sozinho em Porto Alegre e ter que me virar além do ovo frito e torrada de panela. Para tanto, dezenas de vezes me vi obrigado a refugar o que preparava, pela deficiência no preparo! Era a “festa de bastantão”, todos os pratos com muito tempero, com muito sal, com muita gordura... Os erros – principalmente no inicio – me deixaram por diversas vezes sem almoço ou jantar. Com o passar do tempo e a carga horária dedicada ao forno e fogão, o percentual assertivo aumenta razoavelmente e sugere receitas mais redondas e lisas. A chance de usar sálvia, manjericão, tomilho, adobo e alecrim na mesma receita cai a quase zero com pouca margem de erro para mais ou para menos! Mas também existe o contraponto, esta preocupação com a minimização do erro pode denotar uma diminuição da capacidade criativa, parametrizando os preparos em algumas regras de pouca flexibilidade e podando a veia inovadora, capaz de suplantar a mediocridade imposta pelo medo de falhar. Pois bem, todo o chef, gourmet e cozinheiro por vezes sente falta da época em que podia errar o preparo até mesmo do ovo frito! Ainda assim a arte de utilizar o fogo para transformar os alimentos direciona para algumas receitas muito práticas, como esta da Lasanha Ratatouille com Guizado    
        

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

2 beringelas
2 abobrinhas
4 tomates maduros cortados em fatias
100g de queijo parmesão ralado
200g de queijo ricota
300g de carne moída
300g de molho de tomate
1 cebola picada
1 dente de alho picadinho
200ml de azeite de oliva extra virgem
Orégano desidratado à gosto
Sal e pimenta branca à gosto

Preparo:

Cortar as berinjelas e abobrinhas em fatias de cerca de 1 cm no sentido comprido. Aquecer azeite de oliva numa frigideira e refogar as fatias até dourarem, temperando com sal e pimenta. Refogar a cebola e o alho numa panelinha e juntar a carne moída, temperar com sal e pimenta e apronta o guizado. Untar um refratário com azeite de oliva e montar a lasanha, colocando uma camada de tomates, outra de abobrinha, guizado, queijo ricota esmigalhado e depois outra de berinjela. Por fim cobrir com o molho de tomate e o parmesão, salpicar com orégano e levar ao forno pré-aquecido em 200oC por 30 minutos. Servir!  

2 comentários: