quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Vindima do Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha espera 70 mil turistas

 

Colheita da uva responde pelo segundo maior fluxo de visitantes do ano. Em 2013, o Vale dos Vinhedos recebeu 283 mil turistas, sendo 60 mil só no primeiro trimestre do ano
 

 
O período da Vindima no Vale dos Vinhedos é a segunda melhor época do ano para o enoturismo. Entre os meses de janeiro a março, quando ocorre a colheita da uva, milhares de turistas de todas as regiões brasileiras, inclusive do exterior, são aguardados pelos empreendedores da uva e do vinho que apostam em atrativos diferenciados para o período. A estimativa é de que mais de 70 mil visitantes passem pelo roteiro até o final da vindima, que abre oficialmente dia 1º de fevereiro com um evento que celebra a colheita e pisa das uvas, bênção dos vinhedos e um autêntico filó italiano com jogos típicos, produtos coloniais e cantoria.

Embalado pelos prazeres e experiências que o mundo do mundo proporciona, o número anual de visitantes no Vale dos Vinhedos não para de crescer. Em 2001, quando a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) começou a registrar o volume, o fluxo no roteiro era de 45 mil turistas. Em 2013, este número foi de 283.240 turistas, um aumento de 529%. Se comparado a 2012, o incremento foi de 14%, índice que vem crescendo ano a ano. A expectativa para este ano é de um crescimento de 10% a 15%.

Além do inverno, a vindima também tem um forte apelo para atrair os visitantes ao Vale. Apostando na colheita da uva, os empreendimentos lançam atrativos diferenciados que permitem ao turista viver experiências diversas em torno da cultura do vinho. “Quem visita o Vale dos Vinhedos em qualquer época do ano se encanta com a paisagem do lugar, a qualidade de nossos vinhos e espumantes e da gastronomia, a exclusividade de nossos hoteis e pousadas, mas é na vindima que a alegria toma conta”, destaca o presidente da Aprovale, Juarez Valduga.

 
Abertura da Vindima
 

 
A Vindima no Vale dos Vinhedos será aberta oficialmente no dia 1º de fevereiro em um evento que reúne comunidade, soberanas, autoridades e turistas. Juntos, eles participam da colheita e pisa das uvas no Parreiral Modelo, seguindo para a celebração religiosa e o filó italiano com degustação de vinhos e espumantes de vinícolas do Vale. O evento, promovido pelo Hotel Villa Michelon com o apoio da Aprovale, inicia às 18h, no Parreiral Modelo no entorno do hotel. A partir das 19h, no Salão da Comunidade do 8 da Graciema, acontece a bênção seguida pelo filó. O valor do ingresso é R$ 35 e pode ser adquirido no hotel. Informações pelo telefone 54 2102.1800.

A partir daí, a programação é intensa, recheada de atrativos em vinícolas, restaurantes, hotéis, pousadas e cafés. O turista pode optar em participar de um dia de colheita com pisa das uvas, do colazione (típico café da manhã), curso de degustação de vinhos, almoços e jantares harmonizados com cardápios especiais, sabrage, visitas guiadas, piquenique nos vinhedos, chá da tarde.

Confira a programação completa no link abaixo ou no site www.valedosvinhedos.com.br.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário