quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Livro Os Banquetes do Imperador traz coleção de cardápios de D. Pedro II

 

Livro resgata a formação da gastronomia sofisticada no Brasil por meio de menus personalizados, confeccionados artisticamente no século 19

 

Guardada por mais de um século pela Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, parte da coleção de menus de D. Pedro II será divulgada agora em Os Banquetes de Imperador – Receitas e historiografia da gastronomia no Brasil do século XIX, obra literária de autoria dos chefs Francisco Lellis e André Boccato. Durante três anos, os dois pesquisadores analisaram a Coleção Thereza Christina, composta por mais de mil cardápios coletados pelo último imperador do Brasil. Destes, os autores selecionaram 130 peças, escolhidas devido à beleza gráfica, à importância gastronômica dos pratos ou, ainda, pelo registro de viagens. Como resultado, a publicação resgata a raiz da formação da gastronomia no Brasil, contextualizando o leitor sobre a existência da culinária sofisticada no século 19, tanto na França como em outras partes do mundo. Destaca, ainda, o mérito das artes gráficas e do design na Belle Èpoque no embelezamento dos menus e na divulgação de produtos brasileiros no exterior. O livro foi escolhido como Melhor Livro de História e Gastronomia no Prêmio Gourmand Brasil e concorrerá na mesma categoria no Mundial que acontece esse ano em Pequim.

 No capítulo introdutório, os autores traçam o cenário histórico do Brasil na época de D.Pedro II, no qual descrevem os hábitos do imperador e das pessoas próximas a ele. Comentam também sobre os cardápios impressos que eram usados como propaganda oficial do governo brasileiro na Europa para incentivar o consumo de mate e café.

Na sequência, Boccato e Lellis explicam a origem da palavra cardápio e apresentam diversos menus, classificados por temas distintos: nos navios, no exterior e no Brasil. Escritos em sua grande maioria em francês - língua oficial da gastronomia do século 19 - estes cardápios proporcionam uma visão inédita do nascimento da gastronomia nacional ao mostrarem as primeiras referências históricas de alguns pratos como, por exemplo, o Churrasco do Rio Grande, ou o vatapá, como prato comum da época.

Os autores destacam a realização dos primeiros eventos gastronômicos no Brasil, nos quais se observa uma tendência de abrasileirar as receitas européias. Como exemplo, podem-se citar o Dinde a la brèsilienne, Galantine de jacú, Inhambu à la chasseuse, Badejo bouilli a la orly, Feijuade, Salmis de sabià, entre outras.  Algumas receitas também são apresentadas em sua redação original aplicadas em louças da família real, fotografadas no Museu Mariano Procópio, em Minas Gerais.

A obra reúne ainda alguns ícones históricos, como o cardápio mais antigo do Brasil, datado de 1858, que trazia os peixes bijupirá e a garoupa, o abacaxi, os fios de ovos, o queijo de minas; o Menu Abolicionista, com pratos batizados em homenagem aos principais abolicionistas; e o Menu do Baille da Ilha Fiscal -  o emblemático evento realizado no Rio do Janeiro, que encerrou o Império.

André Boccato é um dos autores
            
Para finalizar, Boccato e Lellis comentam sobre a influência europeia na gastronomia nacional e apresentam uma linha do tempo, que vai de 1450 a 1894, traçando, por meio dos livros de culinária disponíveis no período, a história gastronômica de Portugal e do Brasil.

 
Sobre os autores:

André Boccato: é fotógrafo, jornalista, chef de cozinha experimental e editor especializado em gastronomia.  Foi diretor do Museu de Imagem e do Som (MIS) e curador de gastronomia para Bienal do Livro de São Paulo. É o curador do evento Cozinhando com Palavras, também apresentado recentemente na Feira do Livro de Frankfurt. Também é autor de dezenas de títulos de gastronomia e colecionador de menus da belle époque francesa. 

Francisco Lellis: é mestre pela Universidade de Paris-Norte e pela Universidade de Nanterre. Atuou em vários restaurantes na França, como chef de cozinha, participa de projetos de divulgação da culinária brasileira na Europa e foi bolsista da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Atua hoje como palestrante em associações culturais e ensina culinária na École de la Main d’Or, em Paris.

 

Serviço:

Os Banquetes de Imperador – Receitas e historiografia da gastronomia no Brasil do século XIX

Autores: André Boccato e Francisco Lellis

Editora: Editora Senac São Paulo e Editora Boccato

Preço: R$ 199,90

Número de páginas: 448 (em edição de luxo)

www.editorasenacsp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário