terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Picanha na Panela de Pressão com Carvão


Esta quando me falaram eu duvidei, mas confesso que tive que dar o braço a torcer! Preparar carne assada em panela de pressão utilizando carvão para isso soa um tanto incomum mas traz um resultado surpreendente além da facilidade do preparo.

Acompanhe a receita da Picanha na Panela de Pressão com Carvão:

 
Ingredientes:

1 kg de picanha

700g de carvão

Papel alumínio quanto baste

Sal grosso a gosto

 
Preparo:

Deixar a picanha descansar em temperatura ambiente por cerca de uma hora. Passar sal grosso na picanha e reservar. Abri o papel alumínio e colocar o carvão, embrulhando bem pois o carvão não pode aparecer. Colocar no fundo da panela de pressão o papel alumínio com o carvão. Colocar a picanha em cima do papel alumínio cuidando para evitar contato com a panela. Tampar a panela de pressão e deixar em fogo baixo, quando começar a chiar, marcar 20 minutos e desligar o fogo, deixando a panela fechada até ela perder pressão.


 
Dicas:

- Podem ser usadas ervas frescas para aromatizar a carne, acomodadas junto com o carvão.

- O preparo pode ser feito com outros tipos de carne, como costela, maminha, frango, etc.

- Após fazer um churrasco, resfrie a panela para repetir outro churrasco.
 


 
Você encontra cortes nobres bovinos na Best Beef Boutique, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630 em Santa Cruz do Sul.

48 comentários:

  1. Respostas
    1. Tiago, com o calor emanado dentro da panela, o carvão irá brasear!
      Abraços
      Emerson

      Excluir
  2. Gordura da picanha para cima ou para baixo.!??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Para baixo!

      Excluir
  3. Amauri, gordura para baixo, contra o carvão!
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Emerson, desculpe a ignorância, pois eu uso panela de pressão com água cobrindo tudo que eu estiver cozinhando. nesta receita não leva água. a panela não explode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica!

      Fique tranquila, o líquido presente na carne evapora e este recírculo é que cozinha o alimento!
      Pode fazer, dará certo!

      Abraço

      Excluir
    2. Quais as ervas aromáticas que eu posso usar junto com o carvão ???

      Excluir
    3. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Pode ser alecrim ou tomilho.

      Excluir
  5. pode colocar linguiça forra do papel e relando na parede da panela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. O ideal é embrulhar também no alumínio.

      Excluir
  6. Rapaz não é que ficou bom msm, coloquei manjericão e salsinha por cima ficou top.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Que ótimo!!!

      Excluir
  7. Whaaattt?? Olha, vou fazer por dois motivos: 1) fiquei muito curioso; 2) porque é tu que tá dizendo, se não eu não acreditaria!
    Mas me diz uma coisa: e o tal "gás" do carvão, que dizem ser tóxico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Rodrigo uso com cuidado, mas dá muito menos fumaça que na churrasqueira, quantidade irrisória de gás emanado!

      Excluir
  8. Oi Emerson eu fiz ,mas o carvao nao brazeou...é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucila, normalmente o carvão vira brasa e é ela que acaba cozinhando a carne!

      Excluir
    2. Minha panela deve estar velha.vou tentar com panela nova.Obrigada

      Excluir
  9. Eu fiz ,mas meu carvao nao brazeou...é assim mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Nas vezes que fiz ele braseou...

      Excluir
  10. Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Sim ,apenas eu deixaria uns 2 minutos menos tempo.

      Excluir
  11. Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Fogo médio!

      Excluir
  12. Oi, Emerson! Fiquei interessada em testar essa receita, mas tenho uma dúvida. Minha panela de pressão tem revestimento teflon, o papel alumínio não afetará o revestimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. O alumínio não grudará!

      Excluir
  13. Qual e a parte do papel aluminio q rica para dentro ...a brilhosa ou a opaca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Sempre o lado brilhante virado para o alimento.

      Excluir
  14. Quero, pela primeira vez, fazer este churrasco na panela de pressão. Acabei de comprar a picanha, mas estou um pouco receoso, me preocupo com relação a não ter água na panela. Não tem o risco de explosão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Olá, não ocorrerá pois a carne possui líquido para sustentar durante o tempo do cozimento.

      Excluir
  15. Experimentei esta receita. Ficou super! No ponto que gostamos.

    ResponderExcluir
  16. A gordura da picanha fica encostada com carvão ou fica pra cima ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Virada para o carvão!

      Excluir
  17. O carvão tem q ser quebrado em pedaços pequenos ou deixar como vem no pacote?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Bruno! Pequenos para melhor acomodar ao fundo da panela. Cerca de 5cm máximo. Abraço!

      Excluir
  18. Interessante sua receita. Ela funciona com cavacos de laranjeira ou pecan ? - muito utilizados no barbecue Texano no lugar do carvao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Sim, pode usar, irá liberar aromas deliciosos!

      Excluir
  19. Outra duvida: E'melhor selar a carne antes de colocar na panela de pressao ou nao?

    ResponderExcluir
  20. fiz e não deu certo...o carvão com o papel alumínio grudou no fundo da panela, virou uma meleca...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. A gordura deve ficar para baixo e o papel alumínio a parte brilhante deve receber o alimento. Não saberia dizer o que houve em seu preparo...

      Excluir
  21. Voce diz que a carne não pode encostar na panela, seria os lados também? Pois o fundo estra protegido com o papel aluminio.

    ResponderExcluir