terça-feira, 30 de abril de 2013

A caipirinha!




No contraponto da gastronomia alemã, o mais nacional dos drinques brasileiros tem a grande virtude democrática de habitar mesas do mundo inteiro e das mais variadas camadas sociais, legitimando a sua proposta de bebida “das massas”.  


Levada de recordação pelos turistas estrangeiros que são rendidos pelo seu sabor incomparável, a caipirinha tem sua origem lá em meados do século 16, período da introdução da cana-de-açúcar no Brasil. Nos engenhos de cana, o que restava da produção de açúcar era dado aos escravos e aos animais. Os escravos, quando possível, animavam as festas com cachaça misturada com sucos de fruta, originando a famosa “batida”. A mais conhecida era a batida de limão que podemos considerar como o embrião da caipirinha. 

Alguns entendidos defendem que a bebida pode ter tido origem no uso da cachaça como medicamento. Em muitos recantos do País ainda é comum tomar-se pinga com limão e mel, um saudável remédio para gripes e resfriados. Já o nome “caipirinha” foi usado pela primeira vez para rotular o drinque advindo da palavra “caipira”, que era o termo paulista que designava o habitante do campo, do interior, chegado à mistura. Da batida de limão evoluiu-se para o limão com casca em rodelas ou pedaços. A tecnologia ajudou adicionando gelo à vontade para torná-la refrescante. 


Sua receita não é outra que a de saber combinar e agitar um pouco de caninha, suco de limão, açúcar e gelo. A música popular brasileira, que soube conquistar o mundo inteiro, está cheia de alusões à bebida. O drinque, como se vê, é tipicamente tropical, representando com louvor o Brasil pelo mundo afora. E pode ser chamado de caipirinha somente o drinque que usa a cachaça, pois adicionada de vodca ou rum é uma ameaça a originalidade da bebida. 


A tradicional Caipirinha de Limão é feita cortando-se o limão em pedaços ou ainda espremendo-o para aproveitar somente o líquido. Alguns recomendam a retirada do veio branco, que pode amargar o seu sabor. Esmaga-se os pedaços do limão com um socador para liberar o suco e soma-se cubos de gelo e uma ou duas colheres de chá de açúcar, conforme o gosto. Finalmente, adiciona-se cerca de 50ml de cachaça, mexendo delicadamente e está pronta para ser degustada! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário