quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Risoto de Frango e Cebolas Fritas

Várias vezes já falei neste nobre espaço sobre receitas de risoto, sua história e a imensidão de alternativas de ingredientes que ele pode levar. O fato é que preparar um bom risoto parece ser tarefa difícil, mas cá entre nós, é mais fácil que abrir um espumante sem deixar espoucar! No preparo da receita de hoje buscou-se remediar o sabor insonso do frango desfiado – por isso não use somente peito, mas também coxas e sobrecoxas de gosto mais estruturado – com um segredinho contado na Dica do Gourmet com um pouco de cebola frita, que além do paladar pronunciado trouxe também algo de crocante e diferente ao prato servindo inclusive de decoração. A seguir o Risoto de Frango e Cebolas Fritas

Ingredientes:
(para 4 pessoas)
2 xícaras de arroz arbóreo
300g de frango cozido e desfiado
Uma cebola pequena cortada em cubinhos
Um dente de alho picadinho
100g de manteiga
1 cálice de vinho branco seco
Um litro de caldo de galinha
100g de queijo parmesão ralado
Cebolinha verde cortada
Azeite de oliva
Sal
Pimenta branca

Preparo:
Aquecer metade da manteiga em uma panela e fritar a cebola e assim que murchar somar em seguida o arroz e o alho e deixar fritar por cerca de 2 minutos em fogo baixo. Adicionar o vinho branco e assim que evaporar juntar o frango e ir juntando pouco à pouco o caldo diluído – este é um dos segredos do bom risoto. Cerca de 15 a 20 minutos após o início do cozimento do arroz, o mesmo deve estar no ponto, ou seja, levemente branquinho em seu miolo e cremoso em volta, temperar com a pimenta e o sal e juntar o restante da manteiga, metade da cebolinha verde e o queijo parmesão mexendo bem. Desligar o fogo, abafar e servir após cinco minutos de descanso colocando por sobre um tanto de risoto a cebola frita e o restante da cebolinha verde.

DICA DO GOURMET

Pode ser usado no preparo deste risoto o resto do frango assado livre de peles e ossos, desfiado. Para dar uma enriquecida no sabor geral do risoto adicione quando estiver quase pronto, uma colher de chá de vinagre de maçã ou mesmo de vinho. O vinagre dará uma outra perspectiva de sabor ao frango e acentuará o sabor dos temperos. Para preparar a cebola frita basta cortar uma cebola grande em rodelas e depois em pedaços, passar no ovo e na farinha e levar a uma panela com oléo suficiente para cobrir a cebola. Aí é só retirar da panela e colocar em um prato com papel toalha para absorver a gordura e esfriar.

2 comentários:

  1. O RISOTO VAI FICAR MUITO BOM.
    ONDE ESTÁ A RECEITA DA CEBOLA FLORESCENTE?

    ResponderExcluir
  2. Não há mistério! Basta cortar a cebola em rodelas ou pétalas finas, empanar em ovoa e farinha de rosca e fritar em óleo bem quente! Secar em papel toalha e pronto!

    ResponderExcluir