quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Arigatô Kinoshita!


É noite no Hotel Holliday Inn Anhembi em São Paulo. Espero no saguão a chegada do táxi para levar-me ao compromisso agendado com vários dias de antecedência para uma experiência única: às 20:30h tenho reserva agendada no Kinoshita Kappo Cuisine, o mais estrelado restaurante japonês da atualidade no Brasil, comandado pelo competentíssimo chef mestre Tsuyoshi Murakami. Logo ao chegar no prédio instalado na esquina da Rua Jacques Félix com a Domingos Fernandes, na Vila Nova Conceição, deparo-me com a clássica sobriedade japonesa e muito vidro deixando o interior à mostra de quem por ali passa.

Uma simpática atendente vestida de gueixa encaminha-me até a mesa reservada passando ao lado do enorme balcão que serve de separação do salão e da cozinha, que é aberta, com mais de uma dezena de auxiliares preparando os pratos para os ocupantes dos pouco mais de 50 lugares que é a capacidade do restaurante. Logo sou auxiliado a sentar-me à mesa por um garçon enquanto um outro pergunta-me se gostaria de beber algo. Gosto de saquê na harmonia com a comida japonesa e digo isto ao mesmo. “Aqui no Kinoshita todos os saquês são importados do Japão, senhor”, comenta o atendente dando mostras da qualidade da noite que me aguardava.

Peço e recebo o menu para começar a escolher entre as iguarias quando sou abordado por um eloqüente e simpático nikkei que agradece a minha presença e sugere a opção do menu degustação que traz sete pratos à mesa, servidos em pequenas porções – ao final acabaram sendo dez pratos! – vindas em sequência. Tal sugestão é feita pelo próprio Murakami, um japonês sorridente, divertido e descolado, contrastando momentos da tradicional discrição japonesa e suas convenções com outros absolutamente teens!

Colocado à vontade, saquê servido, a degustação inicia e logo a primeira experiência vêm acomodada em uma taça numa composição inusitada onde soma-se ostra, ovas de salmão, pimenta e gema de ovo de codorna crua, impactando o olho e o paladar. Logo após, dentro de um caixote de cerâmica pintado em motivos japoneses é servida uma espécie de salada morna, com tomate confitado e mini berinjela, que fica apagada ante ao expressivo sabor do primeiro prato.

Sabedor desta impressão, o chef corrige a rota e começa um desfile de salmão e atum com diversos complementos e molhinhos – o shoyu é preparado no próprio restaurante - até finalizar os pratos salgados com mini fatias de filé de carne de kobe, vinda diretamente do Japão tirada do gado da raça waigu. Em grand finale um trio de sobremesas da qual a textura e leveza do bolinho de arroz é inimaginável.

Servido o menu confiança, Murakami dedica tempo a um longo bate-papo e fala de sua paixão pela leitura e pelos escritores gaúchos: ”Emerson, Mario Quintana é um de meus poetas preferidos! Também os escritores Érico Veríssimo e Caio Fernando Abreu me encantam”, afirma. E esta é a comida que ele apresenta, recheada de poesia, única e sensorial, descolada nas combinações mas absolutamente convencional no respeito aos ingredientes, a técnica e a quem está lá para degustá-la!


O chef Murakami:

Tsuyoshi Murakami nasceu em Hokkaido no Japão e veio com a família ao Rio de Janeiro ainda criança (daí o seu sotaque e ginga carioca!). É um apaixonado pelo Brasil e por sua gente e cultura. Voltou ao Japão depois de alguns anos onde estudou, especializou-se e trabalhou em diversas cidades e restaurantes, além de Nova Iorque e Barcelona. É praticante da Kappo Cuisine que é a união da alta gastronomia tradicional japonesa com a ousadia de chefs nipônicos. A KC envolve desde o ambiente intimista, o frescor e qualidade dos ingredientes, a impecável apresentação minimalista dos pratos e a técnica ocidental e oriental de seu mestre gastronômico. Murakami gosta de definir o termo como uma “cozinha de sensações”. Elaborou um menu com tradicionais ingredientes da culinária nipônica mas com toque de brasilidade em suas criações, todas para serem degustadas e apreciadas aos poucos e de corpo e alma.

O Kinoshita:

Durante algum tempo o Kinoshita ocupou um pequeno prédio no Bairro Liberdade em São Paulo, ficou fechado por um período enquanto seu chef buscava novos conceitos gastronômicos e reabriu na Vila Conceição. O Restaurante é um dos cinco do mundo a ter com exclusividade o Espaço Krug, produtor ícone francês em champanhe, em área reservada especialmente decorado e com cardápio exclusivo para harmonização com a bebida. Acompanhe algumas premiações do restaurante e de seu chef:

>Melhor Restaurante Japonês 2011 – Revista Prazeres da Mesa
>Melhor Restaurante Japonês 2011 – Revista Veja São Paulo
>Melhor Restaurante Japonês 2009 e 2010 – Folha de São Paulo
>Melhor Restaurante Moderno, Melhor Chef, Melhor Ambiente e Melhor Atendimento 2009 – Revista Made in Japan
>Chef do Ano e Restaurante do Ano 2009 – Revista Prazeres da Mesa
>Melhor Chef e Chef do Ano 2009 – Revista Quatro Rodas
>Melhor Chef 2009 – Revista Veja São Paulo
>Melhor Chef, Melhor Restaurante e Melhor Barman 2009 – Revista Gula
>Melhor Chef do Brasil 2008 – Revista Gula, Revista Veja e Folha de São Paulo

Restaurante Kinoshita – Rua Jacques Félix 405 – Bairro Vila Nova Conceição – São Paulo – SP – fone 11.3849.6940 – site: www.restaurantekinoshita.com.br

Pensador:

“A comida é como poesia”. Tsuyoshi Murakami

Artigo publicado no Jornal Gazeta do Sul de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário