domingo, 25 de dezembro de 2011

Paleta de Cordeiro com Cuscuz Marroquino

A receita de hoje foi criada e preparada na última sexta-feira inspirada numa das edições da Revista Gula que trata do uso do fogo no preparo dos alimentos. Parece complicada, mas é fácil e não requer muito trabalho. A seguir a PALETA DE CORDEIRO ASSADA AO MOLHO DEMIGLACE DE VINHO COM ESPECIARIAS ACOMPANHADO DE CUSCUZ MARROQUINO.


Paleta de cordeiro:

Ingredientes:
Uma paleta de cordeiro
Meia xícara (chá) de azeite de oliva
Um ramo de alecrim destalado
Três folhas de sálvia picadas
Duas colheres de sopa de vinagre balsâmico
Pimenta branca moída
Pitadas de cominho
Pitadas de gengibre em pó
Suco de um limão
Sal à gosto
Meia garrafa de vinho tinto seco de boa qualidade

Preparo:
Em um pote preparar o molho da marinada juntando todos os ingredientes menos o sal. Misturar bem. Com um pincel de cozinha passar a marinada em toda a paleta e acomodar em uma assadeira, deixando pegar gosto por cerca de seis horas. Salgar a paleta e juntar o vinho tinto sem derramar em cima da carne, cobrir com papel alumínio e levar ao forno pré-aquecido a 200 graus por 40 minutos. Retirar o papel alumínio e assar por mais 30 minutos. Sacar do forno, separar a carne e levar a assadeira para a boca do fogão em fogo alto, adicionar duas xícaras de água fervente, juntar sal e pimenta e deixar reduzir, mexendo com uma colher de pau para diluir a crosta que ficou no fundo da assadeira. Tirar do fogo, coar e adicionar uma colher de sopa de manteiga gelada, batendo bem para engrossar. Esta técnica se chama demiglace. Servi-lo por cima do cordeiro acompanhado do cuscuz.

Cuscuz Marroquino:


Ingredientes:
Três colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
3 xícaras (chá) de caldo de frango
Uma cenoura picada em cubinhos
Meia xícara (chá) de damasco seco picado
Meia xícara (chá) de tâmaras secas picadas
1 xícara (chá) de amêndoas
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de coentro fresco picado
50ml de leite de côco
Sal e pimenta-do-reino a gosto
150 g de cuscuz

Preparo:
Fritar o alho e a cebola no azeite e adicionar os legumes e as frutas. Refogar até murcharem. Acrescentar o caldo de frango. Quando o caldo de frango estiver aquecido, desligar, adicionar o cuscuz e leite de côco e tampar a panela. Somar a salsa e o coentro e temperar com sal e pimenta-do-reino. Reaquecer e servir.
Esta receita rende 4 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário