quinta-feira, 5 de março de 2020

A massa com molho de linguiça!


A linguiça é um dos mais democráticos embutidos e o ingrediente principal na receita de hoje!

A linguiça que conhecemos por aqui nasceu em Portugal onde é chamada de enchido. A linguiça tem vocação para juntar gente e para criar clima de festa. É um prato de fácil preparo, aceita variados acompanhamentos e pode ser servida tanto na entrada ou como prato principal. E lá na sua origem milenar quando o caçador abatia um animal muito grande, maior do que a capacidade de consumo da tribo, picava-se a carne, temperava-se com sal e ervas e a preservava nas tripas dos animas. E é a linguiça que ilustra a receita de hoje, acompanhe!



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

500g de massa tipo penne ou farfale
300g de linguiça suína defumada fatiada
1 colher de sopa de azeite extra virgem
1 cebola média picadinha
2 dentes de alho picadinhos
2 xícaras de caldo de galinha
2 xicaras de molho de tomate
Meia xícara de creme de leite
1 xícara de queijo cheddar ralado
Cebolinha verde fatiada a gosto
Sal e pimenta a gosto

Preparo:

Em uma panela adicione o azeite e aqueça, junte a cebola e a linguiça e cozinhe até dourar levemente. Junte Adicione o alho, misture bem e junte o caldo de galinha, o molho de tomate, o creme de leite e tempere. Cozinhe a massa e assim que estiver “al dente”, escorra e junte ao molho. Misture bem em fogo baixo. Desligue, misture metade do queijo e mexa bem. Depois despeje o restante do queijo por cima e cubra a panela por cerca de 5 minutos. Salpique com a cebolinha verde fatiada e sirva!  

Você sabia?



A linguiça existe há mais de 4 mil anos e tem origem romana. Seu nome seria um derivado da palavra “luganega”, referente a lucano. Os lucanos foram um povo de origem samnita, que se estabeleceu na região montanhosa da Itália meridional no século V a.C. Muitos séculos atrás essa tribo comandou grande parte daquela península,  deixando como legado para os romanos o método de embutir carnes. A linguiça foi apresentada ao Brasil pelos portugueses, que lá é chamada de enchido. Originalmente a linguiça era feita com carne de porco, alho, cebola e páprica; atualmente existe uma infinidade de derivações deste embutido tradicional na mesa dos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário