quinta-feira, 17 de abril de 2014

A Brandade de Bacalhau


 
Originária no século XIX, a brandade aportou no Brasil pelas mãos dos portugueses
 

Nesta Semana Santa se faz quase que imperioso os preparos à base de peixes e outros frutos do mar, principalmente os de bacalhau. Uma destas receitas é chamada de brandade – em português de Portugal “brandada”, um prato de elaboração simples e prática e que conjuga aquilo que mais combina com o insumo lusitano: batatas, azeite e nata. Dizem que a origem da brandade é francesa, no final do século XIX, da região de Nîmes e depois espalhada por toda a França, Espanha e Portugal. O bacalhau é um dos ingredientes mais exigentes na preparação, pois pode colocar um cozinheiro no céu ou no inferno, pois seu único e particular segredo é o ponto do dessalgue, se for dessalgado em demasia terá que ser corrigido com sal normal, sem maturação e, sendo dessalgado de pouco, colocará os comensais a correr. Segue a receita da Brandade de Bacalhau 
 


 
Ingredientes:
(para 4 pessoas)

 
1kg de bacalhau desfiado

400ml de creme de leite ou nata

4 batatas

2 cebolas picadas                                                        

2 dentes de alho picados

Salsa e cebolinha picadinha

Batata palha

80g de queijo parmesão ralado

Azeite de oliva extra virgem

Sal e pimenta à gosto

 

Preparo:

Dessalgar o bacalhau deixando em uma vasilha com água na geladeira por 24 horas, trocando a água quatro vezes neste período. Após, escorrer e reservar. Cozinhar as batatas e amassá-las com um garfo deixando em ponto de purê.
 
Refogar a cebola e o alho no azeite, acrescentar o bacalhau, a salsa, a cebolinha, o creme de leite e juntar com as batatas amassadas. Temperar com sal e pimenta.
 
Misturar bem e distribuir a brandade de bacalhau num refratário único ou em potinhos individuais. Cobrir com o queijo ralado e levar ao forno pré-aquecido há 200oC por cerca de 15 minutos. Servir!
 
Um bom apetite e Feliz Páscoa a todos! 

 
 

Um comentário:

  1. Legal este prato...e fácil de fazer! O que demora mais - sempre - é dessalgar o bacalhau!

    ResponderExcluir