segunda-feira, 14 de maio de 2012

Herdade do Esporão Monte Velho 2010

A vinícola portuguesa Herdade do Esporão e a sua tradição na produção de vinhos remontam aos tempos da Idade do Bronze. Durante a ocupação romana, os vinhos, do então povoamento do Esporão, eram exportados para todo o Império. Os limites da Herdade foram estabelecidos em 1267 e foram mantidos, praticamente inalterados, desde a sua constituição.
Esta representante lusitana apresenta várias linhas, algumas muito premiadas pela crítica e elogiadíssimas pelo consumidor, como a Esporão Private Selection, por exemplo. Um dos rótulos da vinícola é o Monte Velho 2010, da região do Alentejo, um dos vinhos mais vendidos em Portugal. É elaborado com as castas trincadeira, aragonez (a tempranillo da Espanha) e castelão, e estagia 6 meses em madeira.  Possui cor rubi profundo, quase turva, com lágrimas médias e rápidas. Ao nariz apresenta aroma de frutas negras – ameixa em destaque - e doces, madeira, tostado e café. Em boca apresenta corpo médio e equilibrado, com boa acidez, quente pelo álcool e jovialidade da safra, frutado e toque de pimenta preta. Persistência média e retrogosto de frutas negras. Na harmonização o vinho se transforma, entregando mais propriedades a quem o degusta.

Harmoniza bem com a culinária portuguesa tradicional como cabrito, pato e cordeiro assado, carnes de panela e ensopados, assim como patês e queijos cremosos e suaves.
Possui 13,5% de álcool e ideal ser bebido na temperatura de 17°C.

Você encontra os vinhos Herdade do Esporão na Wein Haus, loja especializada em vinhos, pelo site www.weinhaus.com.br.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

     


Um comentário:

  1. Dica para quem mora no Rio de Janeiro: o melhor lugar para comprar o Monte Velho é o supermercado Mundial. Quase sempre está em oferta por R$22,00! Sempre que chega nesse preço eu compro logo duas caixas, pois o vinho é realmente muito bom como foi comentado. Quando não está em oferta sai por R$25,00.

    Saudações a todos!

    ResponderExcluir