quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ora, favas!


A chegada da primavera além e trazer dias mais ensolarados e campos floridos acaba sendo uma época de colheita de muitos legumes e verduras sazonais. Entre elas uma de minhas leguminosas preferidas, a fava.

O seu cultivo remonta há séculos atrás pelas mãos de povos antigos - Gregos, Egípcios e Romanos – mas também com cultivar no Oriente Médio. Tornou-se mais conhecida por seu consumo em Portugal e no Arquipélago da Madeira onde é consumida desde o século XVI, vindo para o Brasil na época da colonização portuguesa. A fava (Vicia faba) é semelhante a uma grande vagem de feijão, dentro da qual se formam as sementes que devem ser retiradas do casulo para serem preparadas. Contém um bom percentual de proteínas e carboidratos, embora seja acanhada nas vitaminas contendo somente a B.



Diversas receitas podem ser preparadas com a fava, muitas delas com origem na cozinha portuguesa, tal como a fava com paio, fava refogada, fava e carne de porco na panela e enraizou-se na culinária de nosso país trazendo mais um leque de preparos e utilidades. Há apenas alguns anos deu a honra de apresentar-se na alta gastronomia, servindo de vedete em muitos pratos nas mais variadas combinações. A receita de hoje é um destes preparados cheios de sabor, a Bruschetta de Fava e Hortelã!



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1 xícara de favas frescas
1 dente de alho sem pele
5 cebolinhas verdes picadinhas
Uma colher de sopa de hortelã fresco picado
Meia xícara de maionese industrializada
Uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
Suco de meio limão
Sal e pimenta do reino moída à gosto
Um pão preferencialmente italiano

Preparo:

Preparar as favas cozinhando-as em água fervente junto com o alho por cinco minutos. Em seguida escorrer e colocá-las em água com gelo para dar um choque térmico. Isso facilitará a retirada da pele da fava. Misture as favas sem pele com os demais ingredientes e metade da cebolinha verde – inclusive o alho que foi cozido - e bata no processador de forma leve apenas para macerar. Faça aos poucos e corrija os sabores adicionando mais sal ou pimenta, ou mais hortelã, de acordo com a preferência. Monte as bruschettas cortando o pão em fatias de um centímetro de espessura e de cerca de 5 a 6cm de diâmetro, regando com um fio de azeite de oliva, disponha em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 7 minutos ou até tostar. Retire colocando sobre cada uma generosa colher da pasta processada. Regue com um fio de azeite, decore com hortelã e o resto da cebolinha e sirva de entrada.



A bruschetta surgiu no período da Antigüidade, entre os trabalhadores rurais italianos, que inventaram a fórmula para aproveitar as sobras dos pães do dia anterior. O antepasto à base de pão tostado pode ser preparado com as mais variadas combinações de patês, geléias, queijo, embutidos ou frutas. A palavra bruschetta deriva de “bruscato” que em italiano significa tostado ou torrado e tem origem nas regiões do Lazio e de Abruzzo. Na região de Toscana o antepasto é chamado “fetunta”, que na Itália quer dizer fatia untada.

Artigo publicado hoje no Jornal Gazeta do Sul

E aqui eis mais algumas receitas no preparo de favas:

Fava com Paio



Ingredientes:

400g de fava
4 colheres (sopa) de óleo
100g de toucinho defumado
1 cebola cortada em rodelas
2 dentes de alho picados
2 ou 3 gomos de paio
1 amarrado de salsa e manjericão
3 tomates picados, sem pele nem sementes
Sal e pimenta do reino à gosto
2 xícaras (chá) de caldo de carne

Preparo:

Ponha a fava numa tigela com água fria e deixe de molho de um dia para o outro. Depois, escorra e tire a pele com uma faca.Reserve. Aqueça o óleo e frite o toucinho picado, a cebola e o alho. Fure os paios com um garfo e acrescente ao refogado, junto com a fava e o amarrado de salsa e manjericão. Adicione o tomate e tempere com sal e pimenta do reino. Acrescente o caldo de carne, tampe a panela e deixe cozinhar, em fogo baixo, por 1 hora. Se achar necessário, acrescente mais caldo. Retire do fogo e elimine o amarrado de salsa e manjericão. Coloque a fava numa travessa e distribua por cima o paio cortado em rodelas. Sirva com salada.

Fava com Ovos Escalfados



Ingredientes:

1 cebola
Favas quanto baste
4 fatias de peito de peru defumado
1 cenoura
1 tomate
Meio copo de vinho branco
Ovos
Sal e azeite à gosto

Preparo:

Pique a cebola e leve-a a alourar no azeite. Acrescente o peito peru cortado em pedaços, a cenoura cortada em rodelas e o tomate picado (ou um pouco de molho de tomate). Regue com o vinho e tempere com sal. Deixe apurar um pouco. Adicione as favas e cubra com água. Deixe cozinhar. Quando as favas estiverem quase prontas, parta os ovos e coloque-os, com muito cuidado, lá dentro. Tape e deixe cozinhar sem mexer.

Salada de Favas



Ingredientes:

Meio quilo de favas
1 ramo de coentro
1 ramo de salsa
1 cebolinha perde picada
1 cebola
Azeite de oliva extra virgem
Gotas de vinagre
Sal e pimenta do reino à gosto

Preparo:

Colocar as favas num tacho com água, juntamente com o coentro, a salsa, a cebola descascada e cortada a meio, e o sal. Deixar cozinhar durante cerca de 50 minutos. Depois de cozidas, deixar as favas esfriarem e retirar a casca. Juntar às favas e temperar com azeite, vinagre e orégano.

2 comentários: