sexta-feira, 19 de agosto de 2022

ABE lança campanha comemorativa à 30ª edição da Avaliação Nacional de Vinhos

 

 

 

A maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, consolidada como o grande e mais importante momento do vinho brasileiro, chega a sua 30ª edição trazendo novidades: a retomada do evento presencial, a manutenção dos kits e da transmissão simultânea, a mudança do regulamento acompanhando o surgimento de novas regiões produtoras e o lançamento do Livro ‘Avaliação Nacional de Vinhos – 30 Anos’. Para brindar tudo isso e a trajetória que começou em 1992, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) lança uma campanha comemorativa à 30ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2022, mostrando como o evento ajudou, com paixão e arte, a construir o cenário, a cultura e o próprio vinho brasileiro ao longo deste tempo.




Nessas 30 safras, a Avaliação Nacional de Vinhos marcou pessoas, empresas, entidades, setores e momentos. “São marcas que jamais serão apagadas”, ressalta o presidente da ABE, enólogo André Gasperin. “Mais do que isso, são marcas que carregam toda força e representatividade do enólogo no processo de construção da imagem do vinho brasileiro, diante de sua atividade. Precisávamos fazer esta homenagem que, mais do que celebrar a própria Avaliação e os enólogos brasileiros, brinda uma trajetória de evolução qualitativa que colocou o Brasil no mapa mundial dos grandes produtores”, festeja Gasperin.

Criada pela Agência Gringa, responsável pelas campanhas da Avaliação Nacional de Vinhos desde 2020, a deste ano foi construída como uma obra de artífice, de um verdadeiro artista, mostrando as marcas que o evento deixou no mundo ao longo do tempo. O vídeo começa com uma tela em branco colocada sobre a mesa pelo artista, que alimenta e inspira seu espírito com um gole de vinho, servido em uma taça da Avaliação Nacional de Vinhos. Logo, esta mesma taça marca a tela com sua base suja de vinho. Surgem os primeiros traços de quem encontrou no próprio líquido as memórias que ele gerou nesses 30 anos. Mergulhado na taça, o pincel desliza sobre a tela dando forma a elementos como vinhedo, homem com um cacho de uva na mão, garrafa de vinho, uma pessoa sentindo os aromas da bebida, um brinde e a marca dos 30 anos. Mais um gole e o artífice coloca a taça de lado, observa e analisa o que fez. A obra está pronta. Uma trilha artística abraça cada desdobramento de forma intensa, ajudando a relacionar a elaboração de vinhos com o processo criativo. O roteiro expressa o cuidado, os detalhes, o conhecimento e, acima de tudo, a paixão com que estes artistas – enólogos e pintores – geram suas obras de arte, e a partir delas deixam suas marcas na vida das pessoas.

O vinho e o artista

Ivalino José Postal, conhecido por todos apenas como Postal, aceitou o convite da ABE para viver esta experiência de representar com vinho sobre tela as marcas que a Avaliação Nacional de Vinhos deixou ao longo dessa trajetória de 30 anos. Natural de Bento Gonçalves, da Linha Paulina, em Faria Lemos, começou a se interessar pela arte aos cinco anos de idade, inspirado por livros de histórias clássicas. A ilustração era o que mais lhe chamava a atenção. Filho de agricultor agregado e de uma mãe que desenhava em ‘pontinhos’ modelos de roupas, usava seu talento para fazer seus próprios brinquedos, seja de madeira, seja de ferro, e com tinta. As bonecas da irmã eram feitas por ele, de papel. A falta de acesso nunca foi empecilho para dar cor e forma a sua imaginação. A pintura sempre prevaleceu o desenho. Com 11 anos de idade saiu do interior e foi morar na cidade. Mesmo trabalhando em outras áreas – foi até vendedor de automóveis -, nunca deixou o amor pela arte de lado. E no ano de 2000, quando montou seu atelier no Vale dos Vinhedos, onde permaneceu por 12 anos, passou a viver totalmente da arte.

Postal sempre utilizou diversos elementos para suas criações. Suas esculturas são feitas em basalto, madeira, ferro e terracota, mas também faz pinturas com técnicas em aquarela, acrílico sobre tela, entalhe sobre MDF com envelhecimento com lápis de cera, ceras quentes e anelinas. Vinho sobre tela já havia feito parte de seus trabalhos ainda com 15 anos de idade, quando estudava num Seminário. Sim, ele já pensou em ser padre. Suas obras – telas, murais, esculturas - estão espalhadas pelo Brasil, além de países como Itália, Alemanha, Inglaterra e França, por onde também fez exposições.

Hoje Postal trabalha no próprio apartamento e num atelier montado na Linha Alcântara, interior de Bento. A obra que faz parte da campanha da Avaliação deste ano foi feita com vinho da Safra 2022 e estará exposta no dia 5 de novembro, durante o evento, quando será leiloada e o valor arrematado será doado pela ABE para a APAE Bento Gonçalves. Ele também estará no local pintando outra tela que ao final da Avaliação terá sua moldura assinada por todos os participantes do evento. A obra fará parte do acervo da entidade.

A Avaliação

Com o término das inscrições das amostras pelas vinícolas no dia 19 de agosto próximo, os organizadores seguem para a segunda etapa que é a coleta dos vinhos direto das empresas. Em setembro, dezenas de enólogos convidados pela ABE degustam às cegas as amostras. Os 30% mais representativos serão divulgados em grande encontro híbrido no dia 5 de novembro, quando um público presencial de 600 pessoas, assim como os que estarão com os 250 kits em casa, degustarão as 16 amostras selecionadas entre as mais representativas. O público deverá aguardar a abertura da venda dos ingressos e dos kits, que deverá ocorrer durante o mês de setembro. A venda será através do site https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-publico/

Quem nunca participou da Avaliação pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=X7tshQ7iCTg e assistir a edição anterior.

Imagens: Divulgação ABE

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário