quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Por dentro da 29ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2021


Neste ano a maior avaliação de uma safra de vinhos do mundo bateu seu próprio recorde: mais de 3 mil pessoas estiveram unidas na maior Avaliação Nacional de Vinhos da história!



É inegável a ascensão do vinho brasileiro nestes últimos anos! De preterido muitas vezes a preferido agora e com todo o investimento aportado em qualidade e especialização produtiva - claro que somado a parceria com o clima – podemos afirmar piamente que o vinho nacional vive o seu melhor momento, consolidado, reconhecido e elogiado em todo o mundo. E a Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2021, realizada no sábado passado, 6 de novembro, mostrou esta realidade ao reunir mais de 3 mil apreciadores em todo o Brasil, além de 180 pessoas, entre comentaristas, patrocinadores e enólogos, no estúdio montado no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves. Unidos pelo vinho, todos degustaram as 16 amostras selecionadas entre os 30% mais representativos da Safra 2021. A transmissão ao vivo pelo canal da Associação Brasileira de Enologia no Youtube tornou o evento ainda maior e segue disponível para quem quiser viver a experiência. Das 406 amostras, 154 de 35 vinícolas se classificaram entre os 30% mais representativos da Safra 2021. Dos 16 comentaristas, 14 foram presenciais e dois participaram diretamente de suas casas. Convidados pela ABE, mostraram que o vinho independe de profissão, classe social, raça ou religião, expressando a diversidade do país ao reunir no mesmo grupo enólogo, sommelier, consultor, cineasta, ator, atleta, médico, escritor, jornalista, wine influencer e até Imperatriz, mostrando que a ABE vem promovendo o vinho brasileiro para diversos públicos. “O vinho brasileiro precisa estar em todas as regiões brasileiras e a Avaliação está cumprindo este papel, promovendo a produção local e mostrando ao brasileiro a qualidade do que é elaborado pelas vinícolas do Brasil”, destaca André Gasperin, presidente da Associação Brasileira de Enologia – ABE. Ari Gorenstein, Bárbara Bortolini, Daniel Arraspide, Diego Bertolini, Edegar Scortegagna, Fernanda Garay, Jayme Monjardim, Juan Alba, Leandro Baena, Michael Waller, Moisés Perez, Osvaldo Amado, Paula Daidone, Regina Vanderlinde, Ricardo Castilho e Rogerio Dardeau integraram o painel de comentaristas. No total, foram 1.000 kits, sendo 700 comercializados e 300 entre o público presencial e ação com mais de 120 jornalistas, blogueiros e influenciadores. Cada um dos kits tinha 16 garrafas (187 ml), todas numeradas de 1 a 16, para que os apreciadores pudessem degustar as amostras ao mesmo tempo que os comentaristas, acompanhando a transmissão ao vivo. O escritor Rogerio Dardeau e a doutora em Enologia, Regina Vanderlinde foram os homenageados deste ano com o Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2021 e Destaque Enológico 2021, respectivamente. A distinção é o reconhecimento prestado pela ABE a pessoas que em sua trajetória pessoal e profissional contribuem para a promoção do vinho brasileiro.

Agraciados com o Troféu Vitis


A seguir as 16 amostras mais representativas da Safra 2021 do vinho brasileiro:

 

CATEGORIA VINHO BASE ESPUMANTE

Chardonnay e Pinot Noir – Estabelecimento Vinícola Valmarino – Pinto Bandeira (RS)

Chardonnay – Chandon do Brasil – Garibaldi (RS)

Pinot Noir e CHardonnay – Vinícola Salton – Bento Gonçalves (RS)

CATEGORIA BRANCO FINO SECO NÃO AROMÁTICO

Viognier – Casa Valduga – Bento Gonçalves (RS)

Chardonnay – Pizzato Vinhas e Vinhos – Bento Gonçalves (RS)

CATEGORIA BRANCO FINO SECO AROMÁTICO

Sauvignon Blanc – Vinícola Campestre - Vacaria (RS)

Moscato Branco – Vinícola Mioranza – Flores da Cunha (RS)

CATEGORIA ROSÉ FINO SECO

Tannat – Casa Venturini – Flores da Cunha (RS)

CATEGORIA TINTO FINO SECO JOVEM

Merlot – Vinícola Salvattore – Flores da Cunha (RS)

CATEGORIA TINTO FINO SECO

Cabernet Franc – Dal Pizzol Vinhos Únicos (RS)

Tannat – Hortência Indústria de Bebidas – Flores da Cunha (RS)

Cabernet Sauvignon – Casa Perini – Farroupilha (RS)

Tannat – Vinícola Almaúnica – Bento Gonçalves (RS)

Alicante Bouschet – Cooperativa Vinícola Aurora – Bento Gonçalves (RS)

Touriga Nacional – Miolo Wine Group – Candiota (RS)

Tannat, Teroldego, Malbec, Cabernet Franc, Merlot – Vinícola Don Guerino (Alto Feliz (RS)

 

Pensador:

“O Brasil está unido em torno do vinho brasileiro. Por isso, convido todos a viver o seu vinho, o vinho brasileiro, que bateu na porta de milhares de brasileiros para uma jornada incrível”. André Gasperin, presidente da ABE

Fotos: Rafael Bauer


Nenhum comentário:

Postar um comentário