quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Os legumes na brasa!

 

Frequentador assíduo das churrasqueiras e parrillas os legumes assados caíram nas graças dos comensais!

De uns anos para cá além da tradicional carne, os legumes começaram a fazer parte de grelhas e de espetos. Saudáveis, nutritivos, fáceis de preparar cada tipo possui um tempo diferente de ficar ao fogo e hoje seguem as dicas de como lidar com estes vegetais. No tempero apenas sal, azeite de oliva, pimenta moída na hora ou chimichurri ou adobo (temperos de origem hermana, mas facilmente encontrados por aqui) desidratados.


 

É preciso ter atenção à temperatura do grelhador, pois uma temperatura muito elevada pode queimar os legumes pois são mais delicados que a carne. O calor médio-alto é o recomendado para a maioria dos vegetais. Para identificar esta temperatura quando você coloca a mão a cerca de 5 centímetros do calor da grelha e é possível mantê-la por no máximo 4 a 5 segundos.

Outra coisa muito importante quando se prepara qualquer alimento na grelha é cuidar se ela está bem limpa pois qualquer alimento ou sujeira de outros usos poderá grudar e prejudicar o preparo. Também é ideal se untar a grelha ou espeto com azeite para facilitar o manuseio. Acompanhe! 

Berinjela e abobrinha: corte em rodelas de 1 cm e deixe de molho em água salgada fria por 30 minutos. Retire, escorra, seque, unte com azeite e asse em fogo médio-alto por 3 minutos de cada lado.

Batata-doce: limpe e corte em rodelas de 1 cm. Besunte com azeite e asse em fogo médio-alto por 2-3 minutos de cada lado ou até ficar macio.

Cebola: corte em rodelas grossas de 2 cm sem separar as rodelas. Eles podem ser colocados em um espeto para que não se separem. Regue com azeite e asse em fogo médio-alto por 3-5 minutos de cada lado ou até ficar macio.

Cogumelos: Limpe e cubra levemente com azeite. Cozinhe em fogo médio-alto por 6-8 minutos no total, virando ocasionalmente para cozinhar uniformemente.

Repolho: corte em meias-luas do tamanho de um punho. Coloque em papel alumínio junto com o azeite, a manteiga, pimenta moída e o suco de limão espremido. Embrulhe bem e cozinhe em fogo indireto médio alto por 8-12 minutos ou até amolecer.

Couve-flor: corte em florzinhas médias e regue com azeite. Cozinhe em fogo médio por 8-12 minutos, virando continuamente para que cozinhe por igual e levemente dourado.

Milho: Retire as folhas mas não jogue fora e retire os fios. Enrole novamente as folhas e deixe de molho em água por 15-30 minutos para hidratar. Cozinhe por 15-20 minutos em fogo médio ou até ficar macio. Se você vai cozinhar sem as folhas, tem que untar muito bem e cozinhar até que os grãos de milho fiquem dourados, mas tome cuidado para não queimá-los.

Aspargos frescos: corte a parte final do caule que estiver dura. Unte levemente com azeite e cozinhe em fogo médio por 3-5 minutos de cada lado ou até que as pontas dos aspargos comecem a mudar de cor.

Batatas: Para batatas inteiras, limpe bem e embrulhe em alumínio. Asse por 35-45 minutos em fogo médio-alto, virando ocasionalmente para cozinhar uniformemente. Ou cortar em fatias e cobrir com azeite e levar a grelha até dourar e ficar macio. Pode-se acelerar o processo e levá-las para ferver antes de cozinhar na grelha.

Pimentão: corte em 3 ou 4 pedaços grandes, retirando as sementes e a parte branca do pimentão. Unte levemente com azeite e asse em fogo médio-alto por 3-4 minutos de cada lado.

Tomate: deixe inteiros ou corte ao meio todo ou corte ao meio, pincele azeite e asse na grelha rapidamente em fogo médio-alto 4 minutos ou até amolecer.

Tempere todos os vegetais com sal e pimenta a gosto. Você pode usar ervas frescas secas ou seus temperos favoritos para dar mais sabor aos vegetais. Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário