terça-feira, 30 de novembro de 2021

Concurso Melhores Vinhos de Flores da Cunha - 20a. edição

 

Flores da Cunha é o maior produtor de uva e vinho do país ocupando tal posição de destaque no mercado do vinho brasileiro desde 1994 e possui sua própria Indicação de Procedência. Neste charmoso município de pouco mais de 30 mil habitantes da Serra Gaúcha encontram-se um grande número de vinícolas familiares, outras médias e também grandes vinícolas e muitas delas com ótimas opções de enoturismo. Por lá acontece o Concurso Melhores Vinhos que neste ano realizou a sua 20ª. edição e que tem por objetivo colocar a produção local em evidência e incentivar os viticultores e vinícolas no aprimoramento constante de seus vinhos, sucos e espumantes. Neste ano a seleção reuniu 266 amostras de 28 vinícolas para degustação às cegas, com a participação de 22 especialistas, entre enólogos e sommeliers. 


Os vinhos, sucos e espumantes que obtiveram melhor pontuação, o que representa 30% das amostras analisadas, fazem parte de um guia e são classificados em 13 categorias: Vinho Branco de Mesa Seco, Vinho Tinto de Mesa Seco, Suco de Uva Integral, Vinho Branco Fino Aromático, Vinho Branco Fino Não Aromático, Vinho Rosé Fino, Vinho Tinto Fino Cabernet Sauvignon, Vinho Tinto Fino Merlot, Vinho Tinto Fino, Vinho Espumante Moscatel, Vinho Espumante Moscatel Rosé e Vinho Espumante Brut e Vinho Espumante Brut Rosé. Na amostra deste ano 38 vinhos ficaram com avaliação acima de 90 pontos. E o mais pontuado de cada categoria leva o troféu Gran Baco, cujos 5 destes vinhos este colunista teve oportunidade de avaliar numa masterclass com os enólogos e produtores.  

 



Vinho branco seco não aromático:


Cooperativa Nova Aliança Chardonnay 2020: este vinho já havia figurado entre os 16 mais representativos da Avaliação Nacional de Vinhos do ano passado e novamente atestou sua qualidade. Cultivado na Campanha Gaúcha onde a cooperativa possui 400 hectares plantados com 6 varietais este chardonnay passa em barrica francesa de primeiro uso por três meses e é um vinho delicioso, cor amarelo dourado com aromas cítricos e chocolate branco e boca ótima fresca e com acidez na medida.   

 

Vinho fino tinto seco Cabernet Sauvignon:


Casa Del Piero Cabernet Sauvignon: trata-se de um bom CS não safrado (pois é elaborado por um corte de uvas da safra 2019, 2022 e 2021 e não passa em barrica mas leva chips de carvalho por certo período dentro dos tanques. Cor rubi violáceo, aromas que trazem frutas vermelhas com amora framboesa em destaque além de baunilha e chocolate e boca leve e fresca com fruta destacada e álcool baixo para os padrões do mercado (11,5%). Não carrega o tradicional pimentão e aquele herbáceo tradicional desta casta está em torno de R$30 no varejo.


Vinho fino tinto seco:


Panizzon Maximus 2018: um assemblage oriundo do corte de Cabernet Franc, Merlot, Sangiovese e Ancellotta sob a batuta do enólogo Diego Grison. De cor rubi profundo quase turvo e francos aromas de frutas negras e vermelhas maduras (groselha, cereja e amoras em destaque) além de tâmaras com café,  tabaco,  couro, toque terroso e ainda um manto floral jasmim. Boca com fruta retornando, fácil de beber, utiliza longarinas de carvalho dentro dos tanques por 12 meses.

 

Espumante Brut Rosé:


Família Veadrigo Rosé: belo espumante elaborado pelo processo Charmat longo, não safrado e com 90 pontos no Concurso. É um corte clássico de Pinot Noir e Chardonnay com coloração salmão, perlage fina e constante, aromas que remetem a a framboesa e notas florais, boca refrescante, ótima acidez e boa cremosidade, fresco e vibrante.

 

Espumante Moscatel:


Dom Bôrtolo Moscatel: cravou uma das melhores notas da amostra, com 92 pontos. Produzido pela Vinícola Mascarello que elabora vinhos finos desde 1999 totalizando cerca de 200 mil garrafas/ano. Trata-se de um corte que leva Moscato Branco e Moscato Gialo, cor amarelo palha muito brilhante, perlage constante e aromas com limão e mel. Mesmo com suas características adocicadas, traz boa acidez e ótima cremosidade ideal na companhia de sobremesas.

@turismo.flores

@prefeitura_floresdacunha

#eugourmet #bacofala

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário