quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Piattelli Capricci Torrontés 2019


Um dos vinhos brancos que mais me agradam é o elaborado com a uva Torrontés. Esta casta tem na Argentina, no Vale do Cafayate em Salta, um berço esplêndido para o desenvolvimento de sua plena tipicidade.  É tida como uma descencente da Malvasia italiana. Apresenta insinuantes aromas florais, acidez e refrescância em boca. Torrontés é a única cepa considerada nativa da Argentina e praticamente todos os vinhos produzidos no mundo são desse país, com pequena representatividade no Chile, no Peru, no Uruguai, na Califórnia e na Nova Zelândia. Estima-se que tenha surgido entre o final do século 18 e o início do século 19, tendo sido batizada com esse nome em meados do século 19. A palavra Torrontés vem de enxurrada atribuido a sua “chuva de surpreendentes aromas”. 

O Piattelli Capricci Torrontés 2019 vem lá de Cafayate e expressa o que esta uva fornece a quem bebe seu vinho: coloração palha clara claro e reflexos esverdeados muito límpida, tradicionais aromas florais (flor de laranjeira, gerânio e jasmim), também frutas brancas frescas (carambola, pêssego, maçã, abacaxi) e boca expressiva, fresco, cítrico e vibrante, repetindo os aromas, com ótima acidez e final.

Este vinho combina muito bem na harmonização com alimentos picantes e condimentados como frutos do mar à provençal, lulas à dore, camarão empanado com pimenta, salmão e outros peixes de sabor marcante,  risoto com ervas finas e queijos leves.

Possui 14,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 8 a 10oC.

Você encontra os vinhos Torrontés na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665, tele entrega pelo (51) 98416.6407 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário