terça-feira, 6 de outubro de 2020

I Monili Primitivo Del Tarantino IGT 2018 - uma uva croata que se naturalizou italiana!

 

Afirma-se que a uva italiana Primitivo foi a desbravadora do Novo Mundo vitivinícola levada pelas mãos dos colonizadores italianos no século XVIII para vários países e principalmente aos EUA, onde é conhecida pelo nome de Zinfandel e carrega a mesma carga genética de sua mana italiana. É uma uva precoce e, por isso, costuma da vinhos com bastante açúcar residual, o que significa um potencial de produzir vinhos com alto teor alcoólico. A uva Primitivo nasceu na Croácia (onde até hoje é chamada de Tribidrag) e segundo relatos históricos, tal vinho foi comercializado pela primeira vez em Veneza no século XIV. E a uva Primitivo tem várias subtipos: Salento, Mandúria, Puglia, Tarantino entre outras. E a dica da semana trata de um tinto italiano Tarantino, o I Monili Primitivo Del Tarantino IGT 2018, da região de Puglia, elaborado com 90% Primitivo (Tribidrag) e 10% Montepulciano.

Possui cor rubi púrpura brilhante e carrega aromas de frutas pretas maduras com amora em destaque, baga de uvas macerada, também balsâmico, café, mineral, salgado e toque terroso.  A boca é frutada, seca e levemente amarga, com taninos cômodos, acidez presente e integrada e amplo final.  

Não passa em barrica de carvalho, amadurece em tanques de aço inox.

Faz para gastronômico com pratos com molhos picantes e também ragú de cordeiro, pizza de calabresa, azeitonas, queijos amarelos (tipo caciocavallo), e claro carne vermelha na brasa.

Possui 13% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 14 a 16oC.

Você encontra vinhos italianos na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665, tele entrega pelo (51) 98416.6407 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário