quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Pizzato Alicante Bouschet Reserva 2018 - a elegância brasileira nesta casta francesa!

 

A uva Alicante Bouschet tem origem francesa na segunda metade do século XIX e foi desenvolvida a partir da mistura das uvas Petit Bouschet e Grenache mas foi na Espanha e em Portugal onde ganhou notoriedade e mercado. A Alicante Bouschet produz vinhos tintos escuros e profundos, frescos, com notas que remetem a especiarias, como canela e pimenta. Também é cultivada na Califórnia (EUA); no leste europeu; Austrália e inclusive no Brasil. E é da Serra Gaúcha, de Bento Gonçalves, que vêm o vinho comentado da semana: o Pizzato Alicante Bouschet Reserva 2018, único varietal comercial elaborado com esta casta.   

Este vinho logo chama atenção ao ser aberto e levado a taça, sua cor é rubi violáceo escuro e turvo (a Alicante Bouschet é uma das poucas uvas tintas em que a polpa também é escura). Os aromas trazem um palheta olfativa recheada de frutas negras (amoras em destaque) e fruta vermelha silvestre, herbáceo (funcho e eucalipto), floral (hibiscos), pimenta e toque terroso além de defumado. Após cerca de uma hora no decanter os aromas afinam com a aeração. Mas o melhor deste vinho está no paladar! Em boca é potente, carnudo, frutado, seco e salivante, possui taninos de personalidade, estruturado e complexo. Acidez destacada que pede comida e amplo final.

Amadurecimento em barris de carvalho francês de primeiro e segundo por 10 meses.

A harmonização ideal é com carnes vermelhas com gordura, carnes de caça e de cordeiro, mocotó, vaca atolada, galinhada e queijos de cura pois os seus taninos contrastam com a gordura dos pratos.

Possui 13,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 18oC.

Você encontra os vinhos da Pizzato na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665, tele entrega pelo (51) 98416.6407 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário