sábado, 19 de outubro de 2019

11º Concurso do Espumante Brasileiro atesta a excelência dos borbulhantes nacionais



Bebida atinge melhor performance da história ao conquistar 14 Grandes Medalhas de Ouro e 111 de Ouro no maior concurso de rótulos brasileiros


O espumante brasileiro ‘explodiu’, no melhor sentido da palavra. A sumidade da bebida é incontestável no mundo inteiro. A produção nacional, hoje em 18 milhões de litros por ano, conforme dados da Uvibra, vem crescendo cerca de 10% a cada safra e o reconhecimento faz parte de uma rotina diária. O 11º Concurso do Espumante Brasileiro, realizado de 16 a 18 de outubro pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), reflete esta realidade ao conceder 14 Grandes Medalhas de Ouro e 111 Medalhas de Ouro para espumantes de 54 vinícolas de sete estados brasileiros, num desempenho recorde de pontuação avalizado por 52 jurados entre enólogos, sommeliers, médico, jornalistas e wine influencers.

O Concurso – o maior de todos - não apenas cresceu no número de amostras, que nesta edição foi 20% maior que a de 2017, chegando a 376 espumantes de 89 vinícolas, como também evoluiu na qualidade. Prova disso, é que todos os 125 espumantes premiados atingiram notas superiores a 88. Os 14 espumantes que conquistaram Grande Medalha de Ouro superaram os 92 pontos. “Não precisamos mais provar nada a ninguém. O espumante brasileiro é reverenciado no mundo todo pela sua qualidade e diversidade, fruto de muito trabalho do enólogo, dos viticultores, dos vinicultores. Em dois dias, degustamos quase 400 amostras que expressam os diferentes terroirs brasileiros. E para nossa felicidade, comprovamos que a qualidade está presente em cada um desses estados que estiveram representados com amostras. O Brasil dos espumantes é um continente de terroirs e o prazer e orgulho é todo nosso”, comemora o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.


De forma inédita, o resultado premia amostras de todos os estados participantes: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, o que demonstra o alto padrão do espumante nacional. Além disso, entre os premiados estão espumantes de pequenas, médias e grandes vinícolas, numa representatividade de dar inveja. “Foi emocionante ver e ouvir os jurados batendo palmas em cada Grande Medalha de Ouro alcançada. O brasileiro, definitivamente, precisa reconhecer o seu espumante, que é do Brasil. Valorizar o que é nosso com orgulho”, destaca Salvador.

Seguindo normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e pela União Internacional de Enólogos (UIOE), o concurso avaliou espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). A entrega da premiação ocorreu na noite desta sexta-feira, 18 de outubro, no CTG Sentinela da Serra, integrando a programação da Fenachamp, em Garibaldi.

PRÊMIO DESTAQUE SABRE DE OURO


O 11º Concurso do Espumante Brasileiro seguiu o formato da edição anterior, prevendo uma distinção especial concedida a espumantes que se sobressaíram em suas categorias. O objetivo é exaltar ainda mais a produção nacional. O Sabre de Ouro foi entregue a seis espumantes, um em cada categoria. Para isso, ao final do concurso, foi realizada uma degustação de preferência entre os produtos que conquistaram Medalha de Ouro e melhores medianas, a fim de destacar a preferência dos jurados.

DESTAQUES SABRE DE OURO

Destaque Sabre de Ouro – Categoria Espumante Branco Charmat
Aurora Procedências Espumante Brut Chardonnay – Cooperativa Vinícola Aurora
Destaque Sabre de Ouro – Categoria Espumante Branco Tradicional
Franco Italiano Cuvee Espumante Extra Brut - Vinícola Franco Italiano
Destaque Sabre de Ouro – Categoria Espumante Rosé Charmat
Ponto Nero Cult Brut Rosé - Domno do Brasil Ind. e Com. de Bebidas
Destaque Sabre de Ouro – Categoria Espumante Rosé Tradicional
Cave Amadeu Espumante Brut Rosé – Vinícola Geisse
Destaque Sabre de Ouro – Categoria Espumante Moscatel
Courmayeur Espumante Moscatel Rosé - Courmayeur do Brasil Vinhos
Destaque Sabre de Ouro – Categoria Espumante Nature
Valmarino Espumante Nature Sur Lie 2015 - Estabelecimento Vinícola Valmarino

 GRANDE MEDALHA DE OURO

Casa Valduga 130 Blanc de Blanc
Casa Valduga 130 Brut
Cave Amadeu Espumante Brut
Chandon Passion
Gazzaro Espumante Moscatel Rosé
Gran Legado Espumante Moscatel
Íride Miolo Espumante Nature 2009
Miolo Cuvée Tradition Espumante Brut Rosé
Miolo Millésime Espumante Brut 2015
Perini Método Tradicional Espumante Brut
Valmarino & Churchill Espumante Extra Brut 2015
Valmarino Espumante Brut Tradicional - IP Pinto Bandeira 2016
Valmarino Espumante Nature 2013
Zanotto Espumante Moscatel

* fotos de Jeferson Soldi 


Nenhum comentário:

Postar um comentário