quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

O petisco de linguiça!



A mistura do doce com o salgado é uma delicia! Imagine somada a linguiça defumada?

Atribuo a colonização alemã no RS a prática de misturar o doce com o salgado e promover esta provocação ao paladar! A cultura alemã instalada no século XIX no Vale dos Sinos e no Vale do Taquari e Rio Pardo tinha que se virar no preparo para alimentar os seus próximos à mesa e as experiências trazidas da Terra Mãe deram a devida sustentação a esta criatividade e improvisação. O uso de geleias com carnes foi uma das destas saborosas inventividades. E o que trago hoje é exatamente um pouco desta provocação – facilitada pelo uso de geleias prontas – na mistura de algumas características bem diversas: doce, salgado, defumado e picante. O Petisco de Linguiça navega nesta gostosa mistura e é de extrema facilidade no preparo. Acompanhe!


Ingredientes:
(para  4 pessoas)

2 gomos de linguiça suína magra e verde (pouco seca)
1 ramo de alecrim
4 colheres de sopa de geleia de damasco
4 colheres de sopa de geleia de pimenta
2 gotas de Tabasco
Ramo de salsinha para decorar
  
Preparo:


Pré-aqueça o forno a 200oC. Enrole a linguiça com um ramo de alecrim fresco em papel alumínio e leve ao forno para assar por 15 minutos. Enquanto isso misture num potinho as geleias e a pimenta. Divida a mistura das geleias em 4 potinhos individuais. Corte a linguiça em fatias e acomode em quantidades iguais sobre a geleia. Decore com o ramo de salsinha e sirva, envolvendo cada fatia nesta mistura antes de comer.    

VOCÊ SABIA*


Em Portugal, ela é chamada de “enchido”. E é de lá que herdamos mais essa alegria gastronômica. A linguiça tem vocação para juntar gente e para criar clima de festa. É um prato democrático, disposto a agradar todos os gostos e capaz de dar a um simples feijão sabor de final de semana. E pensar que tudo nasceu da boa e velha necessidade humana de conservar os alimentos: quando o caçador abatia um animal muito grande, maior do que a capacidade de consumo da tribo, picava-se a carne, temperava-se com sal e ervas e a preservava nas tripas dos animas. Há quem diga que a linguiça existe há mais de 4 mil anos, porém, registros mais exatos remontam a 2 mil anos.  Nesta versão da história, a origem da linguiça é romana. Seu nome seria um derivado da palavra “luganega”, referente a Lucano. Os Lucanos foram um povo de origem samnita, que se estabeleceu na Lucânia (região montanhosa da Itália meridional) no século V a.C. Muitos séculos atrás essa tribo comandou grande parte daquela península,  deixando como legado para os romanos o método de embutir carnes.

* Por Fernando Barroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário