domingo, 28 de janeiro de 2018

Bressia Monteagrelo Cabernet Franc 2015 - a máxima expressão desta casta!

Tenho ficado cada vez mais surpreendido positivamente com os vinhos da casta Cabernet Franc. Tal uva já teve um período glorioso na Serra Gaúcha na década de 70 sendo que depois sumiu do mercado. Agora tem retornado aos poucos dando origem a grandes vinhos. Entre os produtores gaúchos que apostam nesta casta está a Dal Pizzol, Don Giovanni, Dunamis e a Valmarino. E na vizinha Argentina a Cabernet Franc tem se mostrado uma excepcional uva arrancando suspiros de muitos consumidores. Comparada a ícone Malbec, produz um vinho mais seco, sem aquela doçura no final, com muita framboesa e cor violeta e que não necessita de tanta guarda para expressar a sua melhor forma, ou seja, pode ser bebido mais jovem que o Malbec. 

Um destes belos CF que degustei está o Bressia Monteagrelo Cabernet Franc 2015, vinho pronto e pleno e hiperlativo nas suas qualidades: coloração rubi violeta, aromas com muita fruta negra – framboesa, mirtilo, ameixas passas, figo, toque balsâmico, pimenta negra, hibiscos e violetas no nariz. Boca com muita fruta e com os 12 meses de estágio em barrica passado despercebido não fosse o toque de baunilha e café. Corpo médio e taninos finos, elegantes e impressionantemente polidos! Lembra grandes vinhos do velho mundo de tão acertado! Que bela experiência. Já foi eleito o melhor Cabernet Franc argentino pelo Guia Descorchados.

Este vinho harmoniza bem com carnes vermelhas na brasa, frango com shoyu, carnes de caça na panela, legumes grelhados e queijos duros.  

Possui 14,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser servido na temperatura de 16˚C.

Você encontra dezenas de vinhos argentinos na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     


Nenhum comentário:

Postar um comentário