terça-feira, 26 de abril de 2022

Sebrumo, o novo Cabernet Sauvignon da Miolo

 

Melhor performance da casta elaborada pela Miolo nasce no Seival, na Campanha Meridional, e chega como o quinto vinho da Coleção Sete Lendários


 

Na época da Revolução Farroupilha, de 1835 a 1845, todo combate se ganhava em cima de um cavalo. Na Batalha do Seival, em 1836, não foi diferente. Aliás, foi quando a República Rio-Grandense foi proclamada, nos Campos dos Menezes, onde hoje está instalada a Vinícola Seival. E é lá, que nasce o melhor Cabernet Sauvignon varietal já elaborado pela Miolo. O vinho merecia um nome que reproduzisse toda força e tradição que esta região representa para a história do Rio Grande do Sul. Surge, então, o Miolo Sebrumo Cabernet Sauvignon – Safra 2020, o quinto vinho da Coleção dos Sete Lendários – The Seven Legendaries of Miolo.

 

Para um vinho emblemático que nasce do solo do bioma presente na fronteira Sul do país, um nome também único, simbólico e que carrega a cultura do Pampa na sua origem. A escolha remonta justamente a Batalha do Seival, que teve como um de seus principais personagens o General João da Silva Tavares, imperialista que liderou sua tropa montado em seu cavalo de pelagem rara Baio Sebrumo. Esta batalha marcou a história dos gaúchos, numa luta que durou 10 anos. E é justamente esta força que está representada no nome Sebrumo.

 

O Miolo Sebrumo Cabernet Sauvignon Safra 2020 é o varietal desta cepa mais icônico de toda jornada de mais de 30 anos da vinícola. Para o diretor superintendente da Miolo Wine Group, Adriano Miolo, é um momento histórico e de comemoração. “Poder manejar o vinhedo e controlar a produção para se chegar ao nosso melhor Cabernet Sauvignon é a realização de um sonho e ao mesmo tempo a motivação necessária para seguirmos firmes no nosso projeto de expressar o melhor de cada terroir”, destaca. Filho da Vinícola Seival, este vinho, apesar de ser um lançamento, vem sendo trabalhado nesses 13 anos e chega agora, exibindo a incrível Safra 2020, completando a Coleção dos Sete Lendários com identidade marcante da Campanha Gaúcha.

 

O vinho impacta no nariz e na boca, diante de sua complexidade e corpo, expressando a identidade da uva Cabernet Sauvignon na Campanha Meridional, região reconhecida pelo cultivo de castas tintas. Como a mais icônica variedade consumida no Brasil e no mundo, a Cabernet Sauvignon – rainha das tintas -, ganha seu devido prestígio com este vinho, que chega ostentando toda sua elegância. As 20 mil garrafas do Miolo Sebrumo Cabernet Sauvignon – Safra 2020 já estão disponíveis à venda pelos canais da Miolo.

Resultado de uma colheita manual e seletiva de uvas com maturação em sua plenitude. O desengace é realizado sem esmagamento e o enchimento do tanque de inox é todo feito por gravidade. As fermentações, alcoólica e malolática, são espontâneas, realizadas pela microflora da própria uva. O vinho fica em contato com as cascas por um longo período para obter uma extração cuidadosa e delicada da cor e taninos. Seu amadurecimento passa por barricas de carvalho francês e americano por um ano. Definitivamente, é um vinho heroico.

O vinho


Com alta intensidade corante e tonalidade vermelho rubi e púrpura, este vinho apresenta grande complexidade aromática, ressaltando frutas vermelhas e cassis, bem integradas ao carvalho. Com bom volume de boca, tem acidez natural equilibrada e prolongado retrogosto, sendo ideal para ser apreciado com temperatura de 16ºC a 18ºC.

Por ser bastante encorpado e de aromas complexos, deve ser acompanhado com pratos de textura rica como carnes suculentas, picanha, filé mignon ,costela bovina, cordeiro, javali, suino com guarnições doces, macarrão ao ragu, barreado, feijoada carioca, pizzas cárneas e queijos maduros de massa dura.

Coleção Sete Lendários Safra 2020

Os Sete Lendários é tesouro em forma de vinho. São sete ícones da ‘Safra das Safras’, elaborados nos quatro terroirs onde a Miolo Wine Group produz: Vale dos Vinhedos (Miolo), Vale do São Francisco (Terranova), Campanha Meridional (Seival) e Campanha Central (Almadén). A revolução tecnológica, do vinhedo à vinícola, foi presenteada pela mãe natureza que entregou uma safra perfeita. O que era espetacular não apenas se repetiu como se superou, garantindo o ‘bis’ desta magnífica coleção. 

“A Safra 2020, assim como a de 2018, foi lendária porque superou todas as expectativas nos quatro terroir, por isso precisa ser celebrada da melhor forma que sabemos fazer: elaborando vinhos ícone, que formam uma coleção histórica para  compartilhar e orgulhar ao consumidor brasileiro.”, destaca o diretor superintendente da Miolo Wine Group, enólogo Adriano Miolo.

 

OS LENDÁRIOS 2020:


1.                Miolo Merlot Terroir – Vale dos Vinhedos (Miolo)

2.                Miolo Testardi Syrah – Vale do São Francisco (Terranova)

3.                Miolo Quinta do Seival Castas Portuguesas – Campanha Meridional (Seival)

4.                Miolo Vinhas Velhas Tannat – Campanha Central (Almadén)

5.                Miolo Sebrumo Cabernet Sauvignon – Campanha Meridional (Seival)

6.                Miolo Lote 43 – Vale dos Vinhedos (Miolo)

7.                Miolo Sesmarias – Campanha Meridional (Seival)

Nenhum comentário:

Postar um comentário