quinta-feira, 19 de abril de 2018

O carré com purê de batata doce!



  
Quem não gosta de um cremoso purê? E acompanhado de um carré de cordeiro assado no forno então...

Minha avó paterna, Vó Francisca, como boa descendente de alemães que era gostava de preparar vários pratos a base de batata, fosse frita, assada na chapa do fogão à lenha, cozida ou em forma de purê. E além da batata inglesa, também a batata doce era muito bem vinda à mesa pelas suas mãos. Possivelmente seja daí minha predileção pela “kartoffel”! E na receita de hoje se juntou duas variedades de batata doce mais a inglesa para o preparo de um delicioso purê, incrementado ainda com leite de coco e claro, na deliciosa companhia do carré de cordeiro. Confira!       



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1,2kg de carré de cordeiro (peça inteira)
300g de batata doce laranja
200g de batata doce branca
100g de batata inglesa branca
100ml leite de coco
100ml creme de leite
Noz moscada
Pimenta preta moída na hora
Duas colheres de sopa de manteiga
Sal a gosto
Ramos de alecrim
Azeite de oliva

Preparo:

Tempero o carré com sal e pimenta. Unte uma assadeira com azeite de oliva, acomode a peça de carré com o osso para baixo, coloque dois ramos de alecrim sobre e cubra com papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido aquecido a 200oC e asse por 40 minutos. Retire o papel alumínio e deixe mais 15 minutos. Enquanto isso prepare o purê. Descasque as batatas, corte em fatias e leve para cozinhar. Quando estiverem macias retire da água e leve ao processador ou liquidificador e junte pitadas de sal, pimenta, noz moscada, a manteiga, o leite de coco e o creme de leite. Bata até conseguir uma mistura homogênea e corrija o sal e a pimenta. Retire o carré, fatie e sirva acompanhado do purê.

Você sabia?

A batata doce (Ipomoea batatas L.) é originária das Américas Central e do Sul, sendo encontrada desde a Península de Yucatam, no México, até a Colômbia. Relatos de seu uso remontam de mais de dez mil anos, com base em análise de batatas secas encontradas em cavernas localizadas no vale de Chilca Canyon, no Peru e em evidências contidas em escritos arqueológicos encontrados na região ocupada pelos Maias, na América Central. É uma espécie dicotiledônea pertencente à família botânica Convolvulacae, que agrupa aproximadamente 50 gêneros e mais de 1000 espécies, sendo que dentre elas, somente a batata doce tem cultivo de expressão econômica. A batata doce possui dois tipos de raiz: a de reserva ou tuberosa, que constitui a principal parte de interesse comercial, e a raiz absorvente, responsável pela absorção de água e extração de nutrientes do solo. A coloração arroxeada é formada pela deposição do pigmento antocianina, que pode se concentrar na pele, na casca ou ainda constituir manchas na polpa. O tecido colorido se torna cinza escuro durante o cozimento, e parte do corante se dissolve na água, causando o escurecimento de outros tecidos expostos. As variedades de polpa roxa e salmão são geralmente utilizadas como ingredientes para mistura com as de polpa de cor clara, na produção de doces e balas.

*fonte: Embrapa

Você encontra cortes de cordeiro e os mais variados cortes bovinos além de complementos para o churrasco, como acessórios, queijos, frios, molhos, belisques e bebidas- cervejas e vinhos – além de cestas para presentes na Sorro Carniceira, na Rua Marechal Deodoro 05, fone (51)3902-0630 em Santa Cruz do Sul, e o horário de funcionamento é de terça a sexta das 10:30 às 13:00 e das 16:00 às 21:00, sábados das 09:00 às 13:00 e das 15:00 às 21:00, domingos e feriados das 09:00 às 13:00.


    


Nenhum comentário:

Postar um comentário