quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Workshop Prato Executivo no MPE Brasil

Curitiba recebeu os vencedores de 2013 do Premio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil. 



E uma das dinâmicas abordadas foi o Workshop Prato Executivo, conduzido por Emerson Haas, que tratou de rememorar conceitos de gestão e aplicabilidade destes fora do ambiente empresarial, no caso, com a vivência nas lidas da cozinha.  O objetivo era levar o participante a visualizar e exercitar alguns conceitos de gestão criando um ambiente de troca de experiências e a envolver-se efetivamente na elaboração prática de receitas culinárias com a vivência experimental destes conceitos de gestão visualizados. A lida na cozinha abordou inovação, planejamento, gestão de pessoas, liderança, gestão do tempo, trabalho em equipe, gestão da improvisação entre outros.


Os participantes – ganhadores do Premio -, gestores da FNQ, gestores do SEBRAE e demais participantes foram divididos em grupos e cada grupo preparou uma parte de um jantar (entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa), apresentaram ainda o devido serviço de organização da mesa e apresentação dos vinhos harmonizados. Cada participante teve que avaliar o trabalho dos grupos, a apresentação/aroma/sabor dos pratos servidos e o evento como um todo.   
  

A seguir os pratos servidos e mais fotos do evento.

Entrada:

Insalatta in Conchi

Ingredientes:
(para 6 pessoas)

1 unidade de alface americana
200g de queijo ricota
12 tomates cereja
2 bergamotas
Hortelã fresco

Molho de manga

400g de manga
2 colheres de sopa de mel
75 ml leite de coco
Suco de meio limão

Preparo:

Montar a salada dentro da própria folha de alface, para isso separe as melhores folhas. Colocar algumas gotas de limão e uma pitada de sal na folha e acomodá-la no centro do prato. Limpar os gomos de bergamota tirando os fiapos e os caroços. Cortar os tomates cerejas bem maduros pela metade e picar com as mãos pequenos pedaços de ricota e distribuir tudo - a bergamota, os tomates e a ricota - dentro da alface, cuidando para não sobrecarregar a alface. Distribuir o molho de manga, um fio de azeite de oliva por cima e juntar folhas de hortelã frescas para decorar.


Molho de manga

Cortar a manga em pedaços e colocar em um processador ou liquidificador com um pouco de água. Bater bem. Coar a mistura para separar as fibras. Levar o coado para uma panela e em fogo baixo adicionar o leite de coco aos poucos e depois o mel. Misturar bem e provar, corrigindo o equilíbrio. Para dar citricidade ao molho juntar o suco do limão espremido. Se precisar juntar um pouquinho de água aquecida para diluir o molho. Regar a salada moderadamente.


1º. Prato:

O Frango Tandory

Ingredientes:
(para 6 pessoas)

1kg de filés de coxa e sobrecoxa de frango
Uma colher de chá de cardamomo picado
Uma cebola média ralada
Um dente de alho picado ou uma colher de chá rasa de alho em pasta
200ml de leite de côco
200ml de creme de leite
Pitadas de curry
Pitadas de noz moscada
Pitadas de páprica
Raspas de limão siciliano
Suco de um limão siciliano
Sal e pimenta do reino moída à gosto


Preparo:

Corte os filés de frango em pedaços de cerca de 3 a 4 cm. Coloque-os numa travessa, regue com o suco do limão, junte o alho e a cebola e o cardamomo. Aqueça uma frigideira com azeite de oliva e frite os pedaços de frango temperando com sal e pimenta. Quando estiverem dourados, junte o leite de coco e o creme de leite, mexa bem em fogo baixo. Coloque o curry, corrija o sal e a pimenta e junte as raspas de limão. Um pouco de coentro fresco picado ressalta os sabores desta iguaria.  Sirva acompanhado de arroz branco.   


2º. Prato:

Cubos de Mignon com Cogumelos Frescos


Ingredientes:
(para 6 pessoas)

1kg de filé mignon cortado em cubos
300g de cogumelos
200ml de creme de leite
Uma cebola
Um dente de alho
Meia taça de vinho branco seco
Uma colher de manteiga
Fio de azeite de oliva
Sal e pimenta preta a gosto
Salsinha picadinha
Pimenta vermelha em grãos para decorar

Preparo:
Coloque a manteiga e um fio de oliva numa frigideira e em fogo alto salteie parte dos cubos de filé temperados com sal e pimenta (deve ser feito em partes para não juntar líquido pelo excesso de carne e falta de temperatura). Repita a operação até saltear todos. Reserve. Refogue a cebola e o alho nesta mesma frigideira, junte os cogumelos, tempere com sal e pimenta e deixe dourar. Junte a carne, o vinho branco em fogo alto, misture bem, corrija o tempero, junte o creme de leite, salpique a salsinha e sirva em seguida. Decore com a pimenta vermelha. 

Acompanhamento:

Batatas ao forno com alecrim

Ingredientes:

1kg de batatas brancas
Uma colher de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto
Alecrim desidratado
Azeite de oliva

Preparo:
Descasque as batatas e corte em fatias de cerca de 1cm de espessura. Unte uma assadeira com oliva e disponha camadas de batatas temperadas com sal, pimenta e alecrim. Aqueça a manteiga numa concha e pingue sobre as batatas. Regue com fio de azeite de oliva e leve ao forno pré-aquecido a 200oC por 15 minutos. Deixe no forno até dourar (cerca de 30 minutos).
Sirva.


Sobremesa:

Banana caramelizada com alecrim

Ingredientes:
(para 6 pessoas)

6 bananas médias
10 colheres de sopa açúcar mascavo
Um ramo de alecrim
3 a 4 colheres de sopa de água
Sorvete de creme


Preparo:


Corte a banana em fatias de cerca de 1 cm de largura e reserve. Aqueça uma frigideira com o açúcar mascavo e a água. Assim que ficar líquido adicionar as bananas cortadas e o ramo de alecrim e em fogo baixo deixar caramelizar. Servir acompanhado do sorvete de creme (retire o sorvete do freezer cerca de 20 minutos antes de servir para chegar na temperatura ideal) e decorado.




















2 comentários:

  1. Foi um dia inesquecível. Parabéns a todos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Claudia! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Saudade destes eventos!

      Excluir