sábado, 28 de maio de 2022

Degustação de queijos e vinhos na Pizzato!


Uma delícia de programa no Vale dos Vinhedos 


A Pizzato Vinhas e Vinhos encravada no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves na Serra Gaúcha tem uma particular história para comigo! Foi lá, no final da década de 90, quando o varejo ainda ocupava a estrutura de uma antiga casa colada na estradinha de chão que levava até o distrito de Santa Lúcia que provei o primeiro vinho tinto fino de qualidade da Serra Gaúcha: o Pizzato Merlot 1999 (que serviu de inspiração ao icônico DNA 99, um dos melhores vinhos brazucas)  servido pelas mãos dos então jovens irmãos Ivo (in memoriam) e Flávio Pizzato, enólogo-chefe da vinícola. Também por lá tive oportunidade de participar de minha primeira vindima colhendo uvas com o patriarca Plínio Pizzato, conduzindo o tratorzinho lotado de caixas de uvas, além dar imãs Flávia e Jane sempre presentes no atendimento ao público.

Pois estas raízes enológicas transformam a ida a esta simpática vinícola sempre prazerosa e recheada de boas lembranças.

Em minha última ida, há uns dias atrás, agendei uma degustação que envolvia queijos regionais brasileiros e vinhos, brilhantemente apresentada pelo jovem Lorenzo Pizzato, filho de Flávia, seguindo a veia enológica da família. Foram apresentados 6 queijos de massa mole a curados cada qual acompanhado do respectivo vinho, cada harmonização degustada e comentada. Provei pela ordem o Vertigo (espumante Sur Lie, estruturado e marcante); o Sauvignon Blanc (delicioso e frutado); o Legno (com toda a tipicidade do Chardonnay barricado); não poderia faltar o Merlot Reserva (fino e elegante atestando a qualidade desta casta); o Nervi Tannat (elaborado com uvas da Serra Gaúcha, super frutado e fácil de beber) e no encerramento o Concentus (blend elaborado com os cortes de Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat)      










De bônus, um momento saudosista, Lorenzo serviu um reserva da família, justo o primeiro vinho que bebi naquela casa, um Pizzato Merlot da safra 2002, muito bem conservado e mantendo a tradição da guarda do vinho gaúcho. Um gran finale para uma saborosa manhã fria na serra!




Saiba um pouco mais das degustações e estrutura voltada ao enoturismo:     

- Harmonização de queijos regionais gaúchos e vinhos:


Na harmonização de queijos são apresentados 6 queijos regionais gaúchos pareados com 6 vinhos da casa. A ideia é mostrarmos como tanto os queijos quanto os vinhos podem ser engrandecidos quando bem combinados. Acompanha cesto de pães e degustação de varietal de azeite gaúcho.



- Harmonização de charcutaria regional gaúcha e vinhos:


Conta com 6 produtos de charcutaria gaúcha, harmonizados com 6 vinhos Pizzato. Essa harmonização serve para mudar ideias e mostrar uma visão totalmente diferente sobre os embutidos. Acompanha cesto de pães e degustação de varietal de azeite gaúcho.

- Degustações verticais:

Um jeito diferente de apreciar vinhos: em uma degustação orientada, conheça a evolução e as influências do clima através da prova comparada de diferentes colheitas de um mesmo vinho ou espumante Pizzato/Fausto. Será acompanhada por profissional da Pizzato, com material impresso, água e alimento. Os vinhos degustados poderão ser adquiridos, desde que disponíveis em estoque. O participante poderá degustar de forma gratuita os vinhos correntes disponíveis no atendimento diário do turismo.

A Pizzato:






Em 1999, a Família Plínio Pizzato constitui a PIZZATO Vinhas e Vinhos para agregar a elaboração de vinhos ao já existente cultivo de videiras, ao qual se dedica desde a imigração de Antônio Pizzato para o Brasil, vindo do Vêneto / Itália ao final dos anos 1800.

Os integrantes da Família são os responsáveis por todo o processo que faz do vinho uma bebida de identiddade única, da produção de uvas à elaboração e comercialização dos vinhos, gerando um diferencial de entusiasmo, dedicação, personalidade e exclusividade traduzidos em vinho.

É com muito orgulho que hoje a Família vê seus vinhos entre os mais destacados em degustações e painéis de vinhos Brasileiros e Internacionais, além de estarem presentes em restaurantes e lojas especializadas no Brasil e no exterior.

 


Pizzato Vinhas e Vinhos - Via dos Parreirais, S/Nº - Santa Lúcia • Vale dos Vinhedos

Bento Gonçalves • RS • Brasil - CEP 95711-000 - +55 54 3055 0440

+55 54 98136 4858 - +55 54 8114 0116





Nenhum comentário:

Postar um comentário