quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Ravanello Tannat 2012 - gaúcho de Gramado!

Nas andanças por este mundo vitivinícola conheci a Vinícola Ravanello, de Gramado/RS, vinícola boutique que produz vinhos com uvas oriundas de várias partes do estado. Na sua sede que, digamos, lembra e muito algumas vinícolas toscanas pelo charme, pela arquitetura e pelo minimalismo das instalações pude conhecer o proprietário, Normélio Ravanello, e o conceito que utiliza para buscar o máximo de seus vinhos. Um dos bons exemplares produzidos por lá é o Ravanello Tannat 2012, com uvas oriundas de Encruzilhada do Sul. 

Sua coloração é rubi escuro com nuances violáceas e lágrimas gordas e lentas. Seus aromas remetem a frutas vermelhas e negras, ameixa, cassis, framboesa, também tâmaras, pimenta preta, mentol, herbáceo (funcho), chá preto e toque balsâmico. Em boca é absurdamente potente, persistente, com taninos finos e redondos, acidez presente e equilibrada, madeira integrada, frutas negras maduras e chocolate. Vinho quente e bem alcoólico. Traz características que o retiram da linha tradicional do Tannat, pois lembra e muito um Teroldego. 

Passa 12 meses me barricas de carvalho.

Harmoniza muito bem especialmente com carnes de caça e molhos estruturados, assim como queijos duros e embutidos defumados.

Possui 14% de graduação alcoólica e o ideal é degusta-lo na temperatura de 18oC.

Você encontra os vinhos gaúchos na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul fone (51) 3711.3665 e site www.weinhaus.com.br 


E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!          

Nenhum comentário:

Postar um comentário