terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Uma vindima para encher os olhos - primeira parte


A festa da colheita da uva realça ainda mais o enoturismo de Bento Gonçalves e cidades vizinhas e oferece atrações para encher os olhos e a memória do visitante 


A Serra Gaúcha é um dos destinos turísticos mais visitados do Brasil. Somente o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves levou no ano passado mais de quatrocentos mil visitantes a se embrenhar pelas cantinas, restaurantes e vinícolas daquela localidade. Somado a este os municípios vizinhos de Garibaldi e Pinto Bandeira se juntam e propiciam ao turista inúmeras atrações durante o ano todo e, em especial, na vindima – época da colheita da uva para elaboração dos sucos, vinhos e espumantes, uma festa que dura quase 90 dias e é comemorada desde a chegada dos primeiros imigrantes italianos. Fizemos uma parte deste roteiro que inclui belíssimas paisagens, vinhedos de exceção, boa comida, cinema, passeio off road, piquenique e é claro, muito vinho e espumante! Você acompanhará as impressões desta incursão em várias postagens a partir de hoje, acompanhe!

Vindima Dall’Onder

O Hotel Dall’Onder é um dos mais icônicos de Bento Gonçalves. Os seus 253 apartamentos o tornam um dos maiores do estado e os visitantes fervilham nas suas instalações o ano inteiro. 

Dall'Onder Grande Hotel conta com 253 apartamentos
Tarcisio Michelon, seu proprietário e fundador, possui o turismo escorrendo nas veias. É o idealizador dos Caminhos de Pedra – rota turística que contempla dezenas de casarões históricos e inúmeros artesanatos e produções locais – foi presidente da Fundaparque (administradora do Parque de Eventos de Bento Gonçalves) e um dos maiores incentivadores do cicloturismo na Serra, oriundo de diversas pedaladas que o próprio fez por toda a Europa buscando inspirações e ideias para ciclovias. “O que falta não é dinheiro a nível federal e sim bons projetos turísticos junto a estas esferas” sentencia do alto de sua expertise empresarial. 

Tarcisio Michelon
“Nenhum ciclista quer pedalar junto a rodovias, mas sim em locais aprazíveis e seguros” comenta enquanto cerca-se de informações sobre os novos projetos entre os quais de bicicletas elétricas. 

O Que tal de Bike Cicloturismo Dall’Onder traz ao encontro do turista e esportista a oportunidade de passeios de bike numa das mais belas rotas para prática deste esporte. São cinco opções para as pedaladas: Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, Estrada do Sabor, Rio das Antas e Salto Ventoso em percursos de 4, 6 ou 8 horas, com bicicletas, carro de apoio e guias inclusos.   


Que tal de Bike Cicloturismo oferece vários roteiros e durações

Rotas podem envolver acessos asfaltados ou estradas de terra

Paisagens belíssimas podem ser contempladas pelo ciclista (foto Jonatha Junge) 

Um outro roteiro da vindima Dall’Onder está sediado próximo aos Caminhos de Pedra, na localidade de São Miguel, e leva o turista a vivenciar um pouco das tradições do interior e dos primeiros colonos. Um casarão de pedra basalto centenário construído por volta de 1880 pelo imigrante Zenone Colognese e pertencente atualmente a família Osmarin recebe o Filó Dall’Onder e não precisa ser hóspede para desfrutar do passeio com direito a visitação da casa, filó com música do coral da comunidade, pisa das uvas e um happy hour regado a delícias à mesa: salames, queijos, pão fresquinho preparado por ali mesmo, geléia de uva, vinho colonial, polenta na chapa e polenta mole com guisado. O turista é atendido pelas próprias famílias a um custo de R$ 150,00 por pessoa. Também pode-se acompanhar a elaboração da graspa, destilado extraído da casca da uva e que mantém a receita produtiva dos imigrantes italianos. 

Na chegada ao casarão os tradicionais chapéus de palha são distribuidos aos vistantes


Coral da comunidade recepciona os visitantes
Pelas janelas a deslumbrante paisagem de São Miguel    

Pisa das uvas pode ser praticada pelo visitante 

Gostosuras típicas recheiam a mesa  

Polenta na chapa
Graspa artesanal tem produção acompanhada 


Filó Dall’Onder
Horários: Saída dos Hotéis (Dall’Onder Grande Hotel e Dall’Onder Vittoria Hotel) ás 18:30h e retorno ás 21:30h, de 3 de fevereiro a 19 de março, sempre as sextas e sábados
Comunidade de São Miguel, interior de Bento Gonçalves
(54) 3455 3555 ramal 229
turismo@dallonder.com.br

Bike Cicloturismo Dall’Onder

Fone: (54) 3455.3598 e email cicloturismo@dallonder.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário