quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Almôndega de Quinoa e Legumes


A Quinoa Real é cultivada nos Andes Bolivianos a mais de 10.000 anos. Sua história vem do Império Inca, onde era considerado um “cereal milagroso”. Suas características nutricionais foram reconhecidas e redescobertas nas décadas de 1950 e 1960, através de estudos e pesquisas. Hoje, já faz parte da dieta de astronautas a pessoas adeptas a uma alimentação saudável. A quinoa possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente. Ela também é fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6. Como qualquer cereal, é muito rica em fibras, sendo, portanto, uma ótima fonte de carboidratos para a alimentação. Além disso, a quinoa possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B.

E com um farto leque de novos ingredientes em nosso mercado, aproveitamos para repassar a receita de Almôndega de Quinoa e Legumes, sugerida pela nutricionista Thais Souza. Confira! 

Ingredientes:
(para 6 porções)

 
1 xícara de chá de abobrinha ralada, de preferência orgânica
1 xícara de chá de quinoa em grãos
Meia xícara de chá de cenoura ralada, de preferência orgânica
Meia xícara de chá de farinha de trigo integral
3 colheres de sopa de óleo de coco oliva extravirgem
2 dentes de alho amassados, de preferência orgânicos
Sal marinho e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Lavar em uma peneira dos grãos de quinoa. Cozinhar a quinoa em água fervente com sal, escorrer e deixar esfriar. Em uma panela a parte, aqueça o óleo de coco e refogue o alho, a cenoura e a abobrinha com sal e pimenta do reino a gosto, sem deixar que fiquem muito moles. Em uma tigela misture a quinoa, com o refogado e a farinha de trigo integral. Modele a massa em formato de hambúrguer e coloque em uma assadeira untada, leve ao forno pré-aquecido 180°C, por cerca de 10 minutos e vire cada hambúrguer e deixe por mais 10 minutos. Sirva a seguir.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário