domingo, 31 de maio de 2015

Testardi Syrah 2013 - o Vinho da Noite

No encontro de maio da Confraria do Sagu – confraria especializada na avaliação técnica de vinhos de Santa Cruz do Sul – onde o tema foi Syrah (ou Shiraz) houve uma grata surpresa: dos sete vinhos degustados às cegas o vinho da noite que levou setenta por cento dos votos foi o baiano Testardi, produzido pela Vinícola Ouro Verde, do Miolo Wine Group, no Vale do São Francisco. 

Este vinho - a safra 2010 - foi eleito o Melhor Tinto Nacional na Expovinis 2012. 

Avaliamos o Testardi Syrah 2013, vinho elaborado com 100% desta casta, de cor vermelho rubi profundo com nuances violáceas e com lágrimas preguiçosas e gordas. Possui aromas com frutas negras – cassis, cereja, ameixas, mirtilo – também passas, violetas e compota. Tostado presente além de especiarias, toque mineral, couro e outros aromas animais. Boca untuosa com chocolate, baunilha, frutas negras, taninos marcantes mas equilibrados, retrogosto agradável e persistente. 

Vinho correto e equilibrado, de ótimo corpo, que estagia em barricas de carvalho francês de primeiro uso por 12 meses. 

A dica é deixa-lo decantar por cerca de uma hora para revelar-se por completo. “Testardi” é uma palavra do dialeto italiano que quer dizer perseverança ou “cabeça dura”. 

Possui 14% de graduação alcoólica e o ideal é ser servido entre 16 a 18°C.

Harmoniza bem com carnes vermelhas grelhadas ou na chapa – bovino e cordeiro - carne de suíno, carnes de caça na panela, barreado e feijoada.

Testardi Syrah 2012 foi o vinho da noite no Encontro da Confraria do Sagu

Você encontra o vinho Testardi na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, fone 51.3711.3665 em Santa Cruz do Sul e site www.weinhaus.com.br       

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!


Nem Alta nem Baixa, apenas uma Boa gastronomia!



Cozinhar requer antes de mais nada alguns preceitos básicos que são inerentes a quaisquer outras atividades: paixão, curiosidade, coragem e bom gosto. Se pudermos juntar a isso criatividade, ousadia e objetividade, teremos quase a personificação de um chef de cozinha! 

A lida de forno e fogão é um vasto campo a ser explorado em toda a sua longitude e dispensa rótulos e taxações, como a que se refere a Alta Gastronomia e a Baixa Gastronomia. 

Ora, esta deu origem aquela, sofisticou as receitas caseiras que serviam para alimentar a alma e o espírito sendo alçada a status de primeira classe, uma octogenária nona na qual enfiaram um vestido de gala e salto alto e que fora obrigada a balbuciar outras línguas para parecer algo que não é. A boa notícia é que dentro desta roupagem a nona dedicada e legítima continuou a mesma, carregando consigo a essência da comida. Irreverentemente esta analogia traz à tona a tentativa de elitizar comercialmente a gastronomia rotulando-a cada vez mais com tarjas ditas “Alta Gastronomia”, produto “Gourmet”, receita do “Chef” e um sem fim de dizeres. E de silenciar a comida legítima preparada com os preceitos acima identificados. 

Talvez a abordagem mais correta seria a usada por tantos e tantos chefs estrelados que denominam que sua gastronomia não é nem Alta e nem Baixa, mas sim apenas uma Boa gastronomia. E diga-se a Boa gastronomia pode ser encontrada num simples ovo frito até os requintados e burlescos pratos da cozinha molecular com seus nitrogênios e esferificações. 

Claro que são muito largas as diferenças entre a comida comum preparada para satisfazer a fome e aquela elaborada em restaurantes gran classé que se estruturaram em cima de anos e anos de pesquisa, estudos, aprendizado prático, investimentos expansivos, graduações, pós-graduações e mestrados e a duros golpes de panela em estágios pelas cozinhas do mundo afora. Mas ambas carregam a mesma função quase social, o resgate da família! Ao redor de uma mesa, seja de um restaurante ou de uma casa, um chef renomado ou um pai de família, denotam o mesmo esforço e empregam a suas habilidades talhadas em universos distintos, mas com um sentimento nobre que busca celebrar a união, a fraternidade, a amizade e a dita família numa única atividade singular: o cozinhar! Tudo bem, nos tempos atuais com eventuais interferências do Wi-Fi! 


Mãos à massa, pois este mundo ficará muito mais fácil de encarar com mais gente cozinhando apenas uma Boa comida!               

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Pasta colorida ao molho de gorgonzola!


A pasta italiana – massa em português – é um dos ingredientes mais difundidos do mundo e aceita uma infinidade de molhos!

Existem dezenas de tipos de massas – quem sabe centenas – cada qual com um formato e textura diferente da outra, mas que possuem em comum a praticidade do uso e preparo. Para quem gosta de massa pronta, uma das que mais chamam a atenção nas gôndolas dos supermercados são aquelas coloridas, um pouco de cada cor, que conquistam o comensal pelos olhos. Não existem truques em sua confecção, cada cor advém da mistura de algum ingrediente que também sutilmente altera o sabor. A massa vermelha recebe pasta de tomate, já uma colher de chocolate em pó meio amargo traz coloração marrom; para que a massa fique  verde suco de espinafre; cor de rosa, um toque de beterraba batida no processador; para que a massa fique  amarela, mistura-se um pouquinho de açafrão e assim por diante dependendo apenas da criatividade e claro, conhecimento, do cozinheiro.  Uma boa receita é a que veremos adiante, a Pasta colorida ao molho de gorgonzola!


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

500g de talharim industrializado
200g de queijo gorgonzola
Duas colheres de sopa de manteiga sem sal
3 colheres de farinha de trigo
500 ml de leite
Noz moscada à gosto
Pitada de sal
Pimenta preta moída na hora à gosto
Folhinhas de sálvia para decorar


Preparo:

Colocar a massa para cozinhar em água fervente cuidando para ficar al dente. Preparar o molho bechamel a partir da elaboração do roux, que é a manteiga adicionada da farinha. Para isso aquecer em uma panela em fogo baixo a manteiga e assim que derreter juntar a farinha. Ir misturando ambas até desembolotar e virar uma pasta. Ir juntando o leite aos pouco mexendo sempre e aumentar o fogo para médio. Picar o queijo e levar a panela e temperar com pitadas de sal, pimenta e noz moscada. O molho irá engrossar e assim que chegar na textura desejada, desligar. Assim que a massa estiver pronta, escorrer e montar individualmente nos pratos, primeiro adicionando uma concha do molho com a massa em seguida. Decorar com a sálvia e servir.   



terça-feira, 26 de maio de 2015

Rede social de vinhos? A Go Wine! é a primeira do Brasil


Idealizada pela importadora Chez France, a nova plataforma tem o vinho francês como protagonista para difundir um conceito jovem e simples relativo a bebida para que o vinho esteja presente em todos os momentos da vida dos brasileiros.

Já está a pleno vapor a Go Wine!, a primeira rede social temática de vinhos do Brasil. Chegando ao Brasil pelas mãos da importadora Chez France, Go Wine! surge para derrubar mitos acerca dos vinhos franceses e para mostrar que a bebida é, na verdade, simples e moderna, e se adapta a qualquer momento do dia a dia do brasileiro. Go Wine! chega ao País para incluir o vinho francês ao lifestyle do brasileiro.

Diferente das redes sociais mais conhecidas, onde nem sempre aprendemos ou ensinamos algo, na Go Wine! há sempre um aprendizado, uma interação positiva, uma informação nova a cada postagem.

Na plataforma, o usuário pode trocar informações, contar suas experiências com um rótulo ou ainda situações onde o vinho foi protagonista. Dessa maneira, os consumidores trocam ideias, mas, acima disso, adquirem conhecimento sobre o encantador universo dos vinhos, de maneira fácil e prática. Aqui o famoso “curtir” é substituído por um “brindar”, e seu usuário é capaz de acompanhar em tempo real as interações de todos na rede.

Sua interface simples e moderna é intuitiva, de fácil uso por seu usuário, e, além da troca de informação entre os adeptos da rede, a plataforma oferece dicas e toda a ajuda para a escolha correta do vinho, dependendo da situação.

Cada R$1,00 gasto na parceira e importadora Chez France é revertido em créditos na Go Wine!, que, somados, poderão ser revertidos em brindes, itens relacionados aos vinhos,  e rótulos especiais. E isso é só o começo. A GO Wine está trabalhando para ampliar a sua rede de parceiros e incluir diversos outros atrativos, como restaurantes, hotéis, companhias aéreas, lojas, dentre outras possibilidades.

A Go Wine! é composta por hotsite www.gowine.com.br e aplicativo, disponível para IOS e Android, e tem parceria com o  site e-commerce da Chez France www.chezfrance.com.br.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Casa Venturini Merlot Reserva 2013

Capitaneada pelo Zeca Venturini, a Vinícola Góes e Venturini de Flores da Cunha é uma das boas produtoras de Altos Montes e é envasadora do Casa Venturini Merlot Reserva 2013, de cor rubi violáceo muito límpido de lágrimas médias e ligeiras. 

Possui aromas de frutas vermelhas e negras, com framboesa e amoras em destaque, também toque de chocolate e levemente alcoólico no primeiro ataque. Boca com acidez correta, framboesa repetida, taninos doces e macios, com retrogosto agradável. Médio corpo, persistência igualmente média. As uvas vêm de Encruzilhada do Sul e são trabalhadas na vinícola da serra. 

A Casa Venturini é mãe do Chardonnay homônimo 6 vezes seguidas eleito entre os melhores vinhos da Avaliação Nacional de Vinhos e também de um Tannat de expressão.  
Possui 12,4% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 16oC.

Estagia em barricas de carvalho francês por 6 meses.

Harmoniza bem com carnes grelhadas – acompanhou muito bem um entrecote com molho de gorgonzola – também algumas massas e queijos duros.

Você encontra os vinhos Casa Venturini na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895 em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     


Produtores de vinhos orgânicos, biodinâmicos, naturebas e artesanais criam cooperativa


Entidade nasce com 20 associados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro


Produtores de vinho artesanal de quatro estados lançaram na última sexta-feira, dia 15, a Cooperativa Brasileira de Vinhos Artesanais (Naturvin). Com sede em Canela (RS), a entidade nasce com 20 associados, entre viticultores e vinhateiros do Rio Grande do Sul (16), São Paulo (2), Santa Catarina (1) e Rio de Janeiro (1). A produção anual de cada um varia de 500 a 2 mil garrafas. Juntos, produzem menos de 10 mil garrafas por ano.

“Nascemos com o objetivo de unir esforços e projetos para pleitear demandas que se fizéssemos sozinhos talvez se tornariam inviáveis. Facilita na questão dos trâmites”, afirma Marina Santos, presidente da Naturvin e enóloga em Pinto Bandeira.

A cooperativa tem foco na elaboração de vinhos, espumantes, sucos e derivados da uva e do vinho, elaborados de forma artesanal, com o mínimo de intervenção nos processos. Viticultores e vinicultores fazem parte do quadro de associados da Naturvin, e a cooperativa estará cadastrando mais produtores em breve. Os candidatos devem utilizar os métodos de produção de uva integrada, orgânica, biodinâmica ou agroecológica. Para ingressar na cooperativa é preciso ser indicado por um associado.

A participação do produtor na cooperativa será informada no rótulo ou contrarrótulo dos produtos. “No caso dos vinhos, houve um salto de qualidade muito grande nos últimos anos, inclusive com a participação em eventos internacionais. Unidos, pretendemos continuar esse crescimento”, vislumbra Marina.

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho) são apoiadores da Naturvin. O diretor executivo do Ibravin, Carlos Paviani, salienta a relevância da cooperativa por unir todos em torno de um objetivo comum. “A importância está no fato de ser um projeto coletivo dedicado à viabilidade dos membros participantes”, avalia Paviani.

Para o diretor executivo da Fecovinho, Helio Marchioro, a fundação da cooperativa com as características da Naturvin é um avanço para a consolidação de um modelo de produção sustentável, sob os aspectos econômico, social e ambiental. "Por isso o apoio de entidades representativas do setor. Essa decisão fortalece outras iniciativas de apoio às vinícolas de pequeno porte", avalia.

Informações sobre como ser um cooperado da Naturvin podem ser obtidas diretamente com Marina Santos, pelo telefone (54) 8115.3900.

Foto Pietra Possamai/Fecovinho



quarta-feira, 20 de maio de 2015

A tradicional língua ao molho de ervilha


  Tal receita dita de baixa gastronomia é um de meus pratos preferidos!

De origem que remonta a colonização portuguesa no Brasil - tanto que foi minha avó Iracema que inseriu o meu paladar nos sabores desta iguaria – a língua bovina ao molho de ervilhas continua sendo um dos preparos que mais gosto. Servida acompanhada preferencialmente de arroz ou purê de batata e salada de agrião apenas, a substancialidade desta receita encanta aos mais variados gostos, sendo a simplicidade a sua marca registrada. Muito comum ser encontrada em buffets de restaurantes a quilo – em Santa Cruz o que mais gosto é a do Restaurante Le Chef do Clube União aos sábados - e no a la carte de alguns restaurantes tradicionais  - o Gambrinus no Mercado Público de Porto Alegre é um dos que servem uma fantástica língua. O preparo é simples e exige apenas uma pouco de atenção básica, para que a língua fique macia, saborosa e suculenta, como veremos a seguir na receita completa da Língua ao Molho de Ervilhas.



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

Uma língua bovina grande limpa
Uma cebola inteira
Uma folha grande de louro
Uma colher (sopa rasa) de tempero completo
Uma cebola grande picada
Dois tomates maduros (sem peles e sementes) bem picados
Duas colheres (sopa) de manteiga
100 ml de vinho tinto seco
Uma colher (sopa rasa) de maisena dissolvida em ¼ de xícara (chá) de água fria
Algumas colheradas de caldo do cozimento
200g de ervilhas congeladas
Sal e pimenta-do-reino moída na hora à gosto

Preparo:

Em uma panela de pressão coloque a língua com a cebola inteira e o louro. Cubra com água, tampe a panela e leve ao fogo bem baixo, para cozinhar por cerca de 45 minutos para ficar bem macia. Deixe esfriar, reserve o caldo e corte a língua em fatias de cerca de 1cm de espessura. Em uma outra panela, refogue a cebola picada na manteiga, acrescente os tomates picados, sem pele, as ervilhas, o vinho, o caldo e cozinhe em fogo baixo durante uns 20 minutos. Mergulhe as fatias de língua no molho e deixe ferver durante alguns minutos para tomar gosto. Engrosse o molho com a maisena dissolvida. Tempere com sal e pimenta e sirva com arroz branco ou purê de batata. 


Lançado o Guaraná Antarctica em cápsulas!

Whirpool e AMBEV anunciam início de operação da joint-venture B.Blend

Nova empresa tem foco no desenvolvimento, produção e comercialização da primeira plataforma de bebidas em cápsulas all-in-one do mundo, a Brastemp B.blend e o primeiro anúncio da parceria é que o Guaraná Antarctica, líder absoluto no segmento guaraná no Brasil, será vendido em cápsula

A Whirlpool, maior fabricante de eletrodomésticos do mundo e a Ambev, maior empresa de bebidas da América Latina, anunciam hoje, dia 19 de maio, o início da operação da joint venture B.blend Máquinas e Bebidas S.A. A parceria entre as duas companhias representa a união de empresas reconhecidamente inovadoras e tem como objetivo o desenvolvimento, produção e comercialização de bebidas em cápsulas para  a máquina Brastemp B.blend.


O anúncio também se estende para a abertura das vendas da máquina Brastemp B.blend, primeira plataforma de bebidas em cápsulas all-in-one do mundo, que já está disponível para consumidores das cidades de São Paulo, Campinas e região. O passo inicial da parceria firmada entre Ambev e Whirlpool, dona da marca Brastemp, é que o Guaraná Antarctica será vendido em cápsulas. Ou seja, o tradicional refrigerante poderá ser preparado na máquina B.blend dentro da casa dos consumidores.

A máquina B.blend transforma cápsulas em bebidas quentes, geladas, com ou sem gás. Dentro de casa, em uma mesma plataforma, é possível produzir 10 tipos de bebidas em mais de 20 sabores diferentes. A tecnologia identifica automaticamente a bebida e a prepara para o consumo. É só escolher a cápsula e apertar o botão. Ou seja, ela oferece tudo o que o consumidor mais busca: variedade e conveniência.

“A B.blend é mais do que uma máquina de bebidas, é a primeira plataforma de bebidas em cápsulas all-in-one do mundo. A nova plataforma oferece diversidade para os consumidores e, por isso, as parcerias com marcas de qualidade são tão importantes para o produto. A sinergia com a Ambev apareceu de imediato: uma empresa extremamente reconhecida no mercado de bebidas, que compartilha a nossa visão e que tem marcas tão importantes e muito know how certamente traz valor para o negócio”, afirma Fernando Yunes, vice-presidente de Novos Negócios, Serviços ao Consumidor e Peças da Whirlpool Latin America, além de líder responsável pela criação da B.blend.

Ambev e Whirlpool têm apresentado aos consumidores inúmeras novidades que vão ao encontro das expectativas dos brasileiros. São produtos e tecnologias que atendem aos novos costumes, que se adaptam aos mais diferentes perfis de pessoas, transformam comportamentos e até mesmo antecipam tendências. Seus lançamentos oxigenam, revolucionam e trazem maior dinamismo ao mercado em que atuam e ao ambiente de negócios.

Na B.blend Máquinas e Bebidas S.A, Ambev e Whirlpool possuem 50% de participação cada. O CEO da nova companhia é Thiago Nori. Na Whirlpool, Thiago atuou como diretor de novos negócios tendo trabalhado na criação do negócio B.blend e também na área de marketing do Negócio Água. Teve ainda passagem por empresas como CSU, Banco Santander, entre outras. É formado em Comunicação, com pós-graduação em Administração de Negócios pela ESPM e extensão executiva de negócios pela The Wharton School, University of Pennsylvania.

O cargo de CFO é ocupado por Rubens Aiello Padilla. Formado em Administração pela EAESP-FGV, Rubens iniciou sua carreira no setor industrial nas áreas financeira, planejamento, performance e tesouraria. Com experiência no mercado de bancos como trader de moedas e opções, ingressou na Ambev em 2011, onde atuou na tesouraria e na área de embalagens.

Guaraná Antarctica ao toque de um botão

A criação da joint venture entre Ambev e Whirlpool representa a união e a complementariedade de forças e expertises. As empresas possuem marcas fortes e juntas poderão apresentar cada vez mais novidades aos brasileiros. O grande primeiro anúncio dessa parceria é que o refrigerante Guaraná Antarctica, líder absoluto no segmento guaraná no Brasil, será vendido em cápsula.

“O mundo tem sede de inovação e nós buscamos não só acompanhar esse movimento como também antecipá-lo. As nossas inovações trazem variedade, poder de escolha e buscam antecipar as necessidades das pessoas. Com a B.blend, apostamos em uma nova forma de consumir bebidas”, afirma Marcel Regis, vice-presidente de refrigerantes de Ambev.

A marca de refrigerante tão conhecida e amada pelos brasileiros poderá ser comprada em cápsula para ser preparada nas máquinas B.blend, dentro das casas dos consumidores. As cápsulas de Guaraná Antarctica estarão disponíveis para venda ainda este ano por meio do site da B.blend.

B.blend Experience

As vendas da B.blend iniciam com um pacote especial, chamado B.blend Experience, voltado aos primeiros 500 compradores da máquina. “O foco é garantir a melhor experiência dos consumidores com a nossa plataforma de bebidas, que poderão desfrutar dos benefícios exclusivos do programa.  Entre as vantagens estão kits especiais com 100 cápsulas, recebimento em primeira mão dos sabores que serão lançados em 2015 e convites para eventos de co-criação de novas bebidas B.blend”, explica Thiago Nori, CEO da joint venture B.blend.


B.blend foi apresentada ao mercado em agosto de 2014 pela Brastemp, uma marca pioneira, que trouxe diversas inovações para os consumidores brasileiros ao longo dos anos. É uma plataforma de inovação contínua, que permite o desenvolvimento de novos sabores, a customização de bebidas de acordo com preferências regionais e, futuramente, contará com a influência dos próprios consumidores. Disponível nas cores graphite (grafite), pepper (vermelha) e berry (roxa), a máquina será comercializada, inicialmente, para entrega na cidade de São Paulo, Campinas e região, por meio do site www.bblend.com.br.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Vinhos brasileiros participam de feira voltada para restaurantes nos Estados Unidos




Seis vinícolas participantes do projeto Wines of Brasil participam, nos dias 17 e 18 de maio, em Chicago, nos Estados Unidos, do BAR Event, feira de bebidas alcoólicas voltada exclusivamente para restaurantes. O BAR (Beverage Alcohol for Restaurants) integra a programação do NRA Show, promovido pela Associação Nacional de Restaurantes (NRA, na sigla em inglês), que ocorre de 16 a 18 de maio. Durante os três dias, o evento deve receber mais de 58 mil visitantes dos 50 estados norte-americanos e de mais de 100 países, entre profissionais da indústria de restaurantes e hotéis, como bartenders e compradores.

O Wines of Brasil é um projeto setorial desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Atualmente, 30 vinícolas participam do projeto.

O público que passar pelo BAR Event poderá, além de degustar os rótulos das vinícolas Aurora, Basso, Lídio Carraro, Miolo, Perini e Salton, testar harmonizações dos vinhos com pratos preparados por chefs, podendo, assim, comparar os que melhor combinam com seus estabelecimentos. “É uma ótima oportunidade para mostrar os vinhos brasileiros ao trade. É um evento muito interessante porque viajam compradores e sommeliers de países diversos, como Brasil, Espanha, México e de todos os estados americanos”, avalia Daniel Marquez, embaixador do Wines of Brasil nos Estados Unidos.

domingo, 17 de maio de 2015

Casa Valduga Identidade Marselan 2011

A vitivinícola Serra do Sudeste no Rio Grande do Sul é a região produtora de vinhos singulares e marcantes afinal o seu solo arenoso, calcário e pedregoso, sua larga amplitude térmica que facilmente superam os 12oC, grandes períodos de sol as videiras durante quase todo o ano, com a temperatura anual baixa – gira em torno dos 18oC – e altitude média de 350m acima do nível do mar e que tem Encruzilhada do Sul como principal cidade referência possibilita as videiras as melhores condições para que possam dar frutas com grande sanidade, alto teor de açúcar, acidez limitada e ótima concentração de cor e aroma que é a chave para vinhos tintos de alta gama e brancos de exceção. 

Mais de 20 vinícolas lá estão instaladas, entre elas, Lídio Carraro, Angheben, Copetti & Czarnobay, Chandon e Casa Valduga. Além disso forma um berço perfeito para o desenvolvimento de castas muito distintas das que o Brasil está habituado, como a Teroldego, Marselan, Ancelotta, Barbera, Touriga Nacional entre outras. 

Para tanto, o vinho comentado desta semana vêm desta interessantíssima Serra do Sudeste, o Casa Valduga Identidade Marselan 2011.  

Marselan é um fruto híbrido proveniente do cruzamento das castas Cabernet Sauvignon e Grenache, muito rico em aromas e características gustativas. É um vinho de coloração rubi violáceo, quase opaco. Traz num primeiro ataque aromas de frutas negras, ameixa, alcaçuz, couro, leve herbáceo e uma mineralidade marcante, quase úmida. E, boca e seco, encorpado, com leve picância, trazendo cerejas negras e chocolate.

Amadurece 8 meses em barricas de carvalho francês.

Possui 13,5% de teor alcoólico e o ideal é ser degustado na temperatura entre 16 e 18oC.

Combina bem com carnes vermelhas tanto na panela, no forno ou na brasa, queijos duros e massas com molhos condimentados.

Você encontra o vinho Identidade na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br.


E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!      

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Moda + beleza + vinho = Wine Fashion

Todos estes conceitos em perfeita harmonia no Wine Fashion durante a ExpoBento 2015


A ExpoBento, que acontece de 4 a 14 de junho, traz para Bento Gonçalves uma grande novidade, principalmente a profissionais que formam a cadeia da moda e beleza, além de pessoas que apreciam o mundo das passarelas e da arte. Trata-se do Wine Fashion, evento que comprovará que é totalmente possível aliar moda, beleza e vinho. A proposta inovadora acontecerá de 8 a 11 de junho e prevê a realização de palestras e workshops e quatro desfiles sensoriais numa estrutura montada dentro da área vinícola, no Pavilhão A.

A cada dia, a partir das 19h30, o Wine Fashion contará com uma palestra ou workshop ministrado por experientes profissionais da área da moda e beleza. Para esses eventos serão disponibilizadas 80 vagas por noite, sendo 60 on-line e mais 20 na hora. As inscrições já podem ser feitas gratuitamente pelo site http://www.expobento.com.br/inscricoes/. O acesso à feira se dá pela aquisição do ingresso de visitante.

No dia 8 de junho, o tema será ‘Mídias sociais’ com Tatiane Alves, pós-graduada em Moda pela PUC/RS, consultora do Sebrae/RS e professora por cinco anos do curso de Design de Moda e Tecnologia da Universidade Feevale.


O workshop ‘Tendências e novidades da Cosmoprof Bologna 2015’ será abordado por Aline Casagrande e Gilberto Carlos Bassani no dia 9 de junho. Aline é maquiadora e designer de sobrancelhas e trabalhou com grandes maquiadores como Samer Khouzami e Raphael Oliver, Carlos Carrasco e Maurício Pina. Já Bassani possui cursos na Escola Llongueras na Argentina, com participações em feiras como a Cosmoprof e atua na legalização da profissão de cabeleireiro, manicure e afins.

No dia 10 de junho, a consultora de moda Cristiane Carvalho abordará ‘Novos caminhos da moda’. Cristiane atua há mais de 13 anos como consultora de imagem para diversas lojas. É formada em Moda e Estilo pela Universidade de Caxias do Sul com especialização em Produtos e Negócios de Moda e possui aperfeiçoamentos em colorimetria.

A último dia de Wine Fashion, 11 de junho, contará com a palestra ‘Beleza em foco: as ferramentas para um profissional de sucesso. O tema será abordado por Daniela Mello, coordenadora e docente de diversos cursos de beleza pelo Senac Canoas. Daniela também foi medalhista de ouro na WorldSkills Americas, competição mundial de jovens talentos, ouro na Olimpíada do Conhecimento e eleita melhor cabeleireira do Brasil e das Américas em 2010.

Idealizado pelo CIC/BG e ExpoBento, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Bento Gonçalves (Senac BG) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Serra Gaúcha, o Wine Fashion tem o desafio de atrair novos públicos e negócios para a feira. O projeto conta com o apoio do Sindilojas.

Conceito Wine Fashion
Com um conceito inédito no Brasil, contemplando todos os sentidos por meio da temática do vinho, a moda ganhará as passarelas com quatro desfiles sensoriais super descontraídos. Compondo as produções, serão escolhidos vinhos com estilos diferentes. Para cada estilo de vinho, looks diferenciados, acompanhados por make up específicos. “A proposta é apresentar uma performance que traga as principais tendências da moda, harmonizadas com o bom vinho. Uma experiência única, que levará o público a fazer uma imersão a partir da experimentação de alguns produtos durante os desfiles”, complementa Bertolini.

A ExpoBento:


O que? ExpoBento 2015
Quando? De 4 a 14 de junho de 2015 (11 dias de feira)
Onde? Parque de Eventos de Bento Gonçalves
Promoção: Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves
Itens: mais de 25 mil
Estimativa de público: cerca de 200 mil visitantes
Horário: de segunda à sexta-feira, das 18h às 22h30min; sábados e feriado, das 10h às 22h30min; e domingos, das 10h às 21h.
Ingressos: R$ 4 de segunda a sexta-feira (valor promocional também para estudantes e idosos) e R$ 8 aos sábados, domingos e feriado.
Menores de 6 anos não pagam. Menos de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Proibida a entrada de animais.
Estacionamento: R$ 5 de segunda a quinta-feira e R$ 10 nas sextas, sábados, domingos e feriado. Motos pagam R$ 5 todos os dias.


quarta-feira, 13 de maio de 2015

Enoteca Saint Vin Saint - um templo natureba!


A Enoteca Saint Vin Saint é uma das belas opções enogastronômicas de São Paulo e atesta a sustentabilidade do vinho e da comida em seu menu



Sempre ouvia falar muito bem da Enoteca Saint Vin Saint, bistrot/restaurante/bar-à-vin/adega localizado na Vila Nova Conceição em São Paulo. Há algum tempo atrás fiz uma amizade virtual com a sócia-proprietária, Lis Cereja, ferrenha batalhadora e promotora dos vinhos ditos “naturebas” - vinhos orgânicos, biodinâmicos ou naturais - e de ingredientes orgânicos, chef formada na Universidade Anhembi-Morumbi, referência neste tipo de graduação no país. Por fim, seu marido e sócio Ramatis Russo descobri ser filho de um dos maiores conhecedores de vinho do Brasil, o Didú Russo. Pois feito todo esta introdução só faltava-me uma coisa, conhecer tão referendado lugar eleito com o prêmio de “melhor carta de vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais pela revista Prazeres da Mesa 2015”.



Logo na chegada o antigo casarão chama atenção pela decoração multifacetada, com uma carga expressiva de elementos ditos de época, garrafas de vinhos, pôsteres, fotos, livros e tudo o mais. Logo a esquerda o bar maestrado pelo competente Ramatis termina onde inicia-se a cozinha, com fachada de vidro e decorada com rótulos de vinhos. Acima dela estrategicamente ficam a dupla de instrumentistas que animam a casa com jazz de essência e uma vez por mês ocorre o tablado flamenco, com performance de artistas locais e mesmo da própria Lis. A comida é boa, temperada com aquele ingrediente que somente quem ama o que faz sabe a medida e carregada de sentimento e estado de espírito.





Na opção do cardápio a dica é o menu confiança composto por seis pratos (amuse bouche, entrada, primeiro prato, segundo prato e duas sobremesas) com ingredientes do dia, sazonais e selecionados e escolhidos pelo chef e harmonizado cada qual por um vinho minuciosamente escolhido por Ramatis e detalhado aos comensais. Os ingredientes são adquiridos com o olhar zeloso de quem tem o orgânico como quase uma questão de moralidade na cozinha. 

Tive a oportunidade de provar de amuse bouche uma trufa de chocolate amargo com oliva trufado ao foie gras que foi harmonizado com a cerveja ale escura da belga Pannepot com passagem em barrica de Saint Emilion. 



Logo depois veio o camarão empanado frito num sutil colchão de chutney de manga harmonizado pela sidra francesa Charlotte Corday elaborada com 160 tipos de maças. 




Em seguida um consommé de beterraba orgânica e creme azedo que teve a companhia do vinho espanhol Sonrojo Garnacha 2013 Rosé. 
 


Após veio o primeiro prato, o risoto de boeuf bourguignon feito com carne cozida em pinot noir por nove horas, tendo como escorte o tinto gaúcho barbera d’alba Canto da Sereia 2014 da Vinha Unna de Pinto Bandeira. 



O segundo prato foi um magret de canard em flor de sal com mini alho poró no ponto exato, com a pele de pato crocante e saborosíssimo acompanhado do italiano La Stoppa Trebbiolo Rosso 2012. 



Por fim duas sobremesas, um sorbet de manga e mel e um doce de banana com chantilly batido na hora e raspas de cacau encerrados com um vinho sobremesa chileno Toro Salvaje 2012 e por um jerez espanhol da El Maestro Sierra respectivamente.





Ufa, no táxi de volta ao hotel aquele sentimento de conforto que a boa mesa nos proporcionas e evidentemente o gostinho de quero mais São Paulo, São Vinho, Santo Vinho, Saint Vin Saint!  
    






“Chegamos à conclusão de que hoje em dia esse é o único motivo de se ter um restaurante: servir comida e vinhos que sejam verdadeiros”. Lis Cereja

Enoteca Saint Vin Saint, Rua Professor Atílio Innocenti, 811, Vila Nova Conceição, São Paulo, SP fone para reservas (11) 3846-0384


  

terça-feira, 12 de maio de 2015

Dez motivos para você fazer sua própria cerveja!


Veja porque a melhor cerveja do mundo pode ser a sua!


A cerveja artesanal é, hoje, um dos maiores desejos de consumo do brasileiro, que se depara com cada vez mais variedade em rótulos nos pontos de venda. Diariamente, são importados para cá alguns dos melhores exemplares do mundo, enquanto cervejarias nacionais abusam da criatividade incluindo na bebida ingredientes como pinhão, maracujá, café, açaí e paçoca.

Na mesma proporção, cresce por aqui a venda de equipamentos e insumos que possibilitam aos cervejeiros passarem de consumidores passivos a “mestres” das suas próprias produções. Só no ano passado, a Lamas Brew Shop – loja que surgiu em Campinas e hoje já é uma das maiores representantes do setor no Brasil -, mudou de endereço na capital paulista para um espaço maior, passando a oferecer cursos de produção, de análise sensorial, e outros. Os Lamas também inauguraram em 2014 a primeira loja física da marca fora do estado de São Paulo, em Belo Horizonte - MG.

“De 2013 para 2014, aumentamos em 85% as vendas em lojas físicas e na virtual e tivemos 92% mais alunos nos cursos e só não foi possível um aumento maior em razão da nossa agenda. Esperamos encerrar 2015 com um crescimento de 50% em relação ao ano passado e estamos estudando inaugurar mais 2 pontos de venda entre o segundo semestre de 2015 - primeiro semestre de 2016, ajudando a fomentar ainda mais a cultura cervejeira no Brasil. A filosofia que move nossa empresa é o de sempre trazer novidades e inovações para tornar o momento da produção o mais prazeroso possível, além de facilitar o processo, disponibilizando equipamentos com tamanhos e valores acessíveis, kits com receitas testadas e comprovadas e variedades de insumos, produtos práticos para sanitização de equipamentos e de materiais de envase, etc.”, explica Alessandro Morais, diretor e co-fundador da empresa.

A Lamas Brew Shop disponibiliza para os interessados em produzir cerveja caseira o tutorial disponível no link: http://www.lamasbrewshop.com.br/#comofazer. E para quem precisa de motivos para se tornar o seu próprio mestre cervejeiro, os lamas elencaram mais de um:

1 – Ter em mãos a cerveja mais fresca que você jamais teve antes;
2 - Praticar um hobby fascinante e viciante, cheio de cultura e história;
3 - Colocar em prática todos aqueles conhecimentos de química, física e biologia que você aprendeu na escola e sempre se perguntou onde usaria;
4 - Aprender novos assuntos sempre;
5 – Ampliar os assuntos nas rodas de amigos, no trabalho ou em família;
6 - Fazer novos amigos, trocar experiências e dúvidas, uma vez que agora você fará parte de uma comunidade aberta e bastante cooperativa;
7 - Poder criar a sua própria cerveja, com o sabor e o aroma de sua preferência. Afinal, agora você será o cervejeiro e a sua imaginação será o limite;
8 – O cheiro bom da fervura pelo ambiente é um motivo (bastante forte, por sinal) a parte;
9 - Ter a possibilidade de viajar o mundo sem sair de casa, experimentando os estilos que ousar criar;
10 – Vislumbrar nesse hobby a possibilidade de futuramente ele crescer e virar uma profissão, uma fonte de renda.



A Lamas Brew Shop:

Formada por apaixonados cervejeiros que conheciam a carência no mercado, a Lamas Brew Shop lançou no Brasil uma proposta inovadora, oferecendo todas as soluções em insumos – como maltes a granel e moídos na hora - de diversas marcas, lúpulos do mundo todo - e todos com indicação de safra, variados tipos de fermentos – inclusive os cobiçados líquidos da White Labs, além de uma variedade de equipamentos, livros, material para limpeza e sanitização, kits, vale presentes e gadgets cervejeiros para produtores caseiros, desde o iniciante ao experiente, garantindo qualidade na criação independente. Todos os produtos podem ser encontrados tanto nas lojas físicas da marca quanto nas virtual. Além disso, a Lamas também oferece cursos e workshops de como fazer cerveja, produzir rótulos, manipular levedura, entre outros.

Site: www.lamasbrewshop.com.br
Fanpage: https://www.facebook.com/lamasbrewshop?fref=ts

Twitter: https://twitter.com/lamasbier​