quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Procurando o bacalhau, ora pois!


Os portugueses dizem que há 365 receitas de bacalhau para serem feitas durante o ano. Se for assim, esta é a do dia 31 de outubro!
 
Possivelmente a origem do escondidinho seja portuguesa, mas há um séquito de simpatizantes que acreditam mais em suas alegres raízes nordestinas. O certo é que este preparo popular teve nascimento em Pernambuco e desde então vêm conquistando uma legião de admiradores pelo país afora. Surgiu pela junção do purê de aipim (macaxeira) recheado com a carne seca desfiada, em pleno sertão nordestino. Tem esse nome porque o recheio fica “escondidinho” dentro do purê. Seu jeito fácil de preparar e as inúmeras variações possibilitam que mesmo um cozinheiro iniciante possa fazê-lo. Em São Paulo ganhou status e virou hit em alguns bons restaurantes de alta gastronomia. Uma destas saborosas variações é o Escondidinho de Bacalhau cuja receita apresenta-se a seguir.
 

Ingredientes:
(para 8 pessoas)

1,5kg de bacalhau desfiado

1,5kg de batata inglesa branca

3 colheres de manteiga

200ml de creme de leite

300ml de leite

100g de queijo gruyére ralado

3 folhas de louro

3 dentes de alho esmagados

500ml de azeite de oliva extra virgem

Noz moscada moída à gosto

Sal à gosto

Pimenta do reino à gosto

Sementes de papoula para decorar


Preparo:

Dessalgar o bacalhau trocando água 4 vezes em 24 horas e deixando repousar na geladeira. Escorrer bem e levar a frigideira pré-aquecida com um fio de azeite de oliva e alho. Refogar aos poucos e em fogo alto, pois a tendência é que saia bastante água. Reservar. Preparar o purê de batata. Após cozinhar as batatas com as folhas de louro, escorrer e levar a um recipiente, juntar o leite aos poucos, o creme de leite e a manteiga. Temperar com noz moscada, sal e pimenta e esmagar bem corrigindo o ponto com mais leite.  Unte um refratário com azeite de oliva e disponha nele o bacalhau refogado. Cubra este uniformemente como purê de batata. Coloque um fio de oliva sobre o mesmo, salpique com as sementes de papoula e leve ao forno pré-aquecido em 200oC por 20 minutos. Sirva em seguida.

 

 

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A Gastronomia Nordestina Brasileira - quinta parte


6. Baião de Dois
 
Origem
Comida típica do sertão do nordeste. Originalmente, o feijão é cozido em uma panela de ferro, e só depois, acrescente o arroz e deixa cozinhar. O processo todo demora muito tempo. Para facilitar, pode cozinhar o feijão à parte, na panela de pressão.  Hoje, abriga ingredientes diferentes, dependendo da região, da oferta de alimentos, das preferências do cozinheiro e do gosto do freguês. Na Paraíba, chama-se rubacão. Em Alagoas, arrumadinho. Há quem use queijo de Minas ao invés do de coalho, adote temperos diferentes, troque a cebola por pimentão, sirva a carne-de-sol como acompanhamento, junto com paçoca e pirão. Apesar da variabilidade, tudo é baião-de-dois. É um prato comum em São Paulo. Afinal, a capital paulista abriga um contingente de mais de quatro milhões de nordestinos ou descendentes. Centenas de restaurantes, bares ou barracas de feiras oferecem versões diversas cotidianamente, entre outras receitas típicas. Alguns são sofisticados, do ponto de vista formal, embora a qualidade da comida nem sempre acompanhe o capricho visual. Outros se destacam pelo sabor de seus pratos, atraindo gente de tudo quanto é canto, credo, cor, poder aquisitivo e profissão. 
Receita

Ingredientes:
1/2 kg de feijão verde, ou feijão de corda, que é feijão verde já seco
200 g de toucinho defumado
1 paio (cortado em rodelas)
2 tabletes de caldo de bacon
1 cebola grande picada ou ralada
1 dente de alho amassado
1 pimenta de cheiro amarela
4 colheres (sopa) de óleo
Salsinha ou coentro picado, de 1 colher (sopa) à 1 xícara
2 e 1/2 xícaras (chá) de arroz
150g de queijo de coalho (cortado em fatias finas)
Preparo:

Lave o feijão e deixe o feijão de molho de véspera. No dia seguinte, cozinhe-o juntamente com o paio e o caldo de bacon dissolvido em dois e meio litros de água fria. Se usar o feijão mulatinho opte pela panela de pressão. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 1 hora. Em outra panela, doure a cebola e o alho, no óleo. Junte o coentro e o arroz e refogue bem até ficar brilhante e um pouco transparente.  Acrescente o feijão e o paio já cozidos, juntamente com o caldo. Misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar até que o arroz fique cozido, úmido e com consistência cremosa. Durante o cozimento do arroz, se necessário adicione água, tomando o cuidado para não deixar a mistura ficar seca. Junte a salsinha e mexa com cuidado. Então, cubra o arroz com as fatias de queijo. Tampe a panela novamente e deixe que o vapor derreta o queijo. Sirva em uma travessa de barro  acompanhado de um ou mais acompanhamentos: costelas de porco, mandioca frita; ovo frito; carne de sol frita ou assada; banana-da-terra cozida e picada ou com farinha de mandioca.
Dica do Chef
Acrescente 1 pimentão vermelho grande picado ou verde. O toucinho é usado para dar gosto ao feijão. Se preferir, cozinhe o feijão com carne seca dessalgada e picada em pedaços pequenos. Use queijo mussarela ou queijo de minas no lugar de  queijo de coalho, mas isso só se não achar, o que é uma peninha. Use manteiga de garrafa ao invés de óleo. O feijão pode ser substituído por mulatinho ou carioquinha, claro que não dá o mesmo resultado.
 

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Viu Manent Secreto Carmenére 2010


O Viu Manent Secreto Carmenére 2010 é um vinho que representa muito bem o ótimo custo-benefício que esta uva redescoberta nos anos 90 nos vinhedos chilenos traz ao consumidor. É um corte que leva 85% de Carmenére e 15% de outras variedades não divulgadas, por isso o nome Secreto! Passa em barrica de carvalho – francês e americano - por 7 meses.

Este vinho apresenta cor violeta intensa e profunda, quase roxa, muito brilhante, envolvido na taça por lágrimas médias e preguiçosas. Nos aromas mostrou frutas vermelhas maduras e compota (cerejas e amoras), o tradicional herbáceo, chocolate e café. Em boca retorna a fruta trazendo amoras, cacau, fumo e couro. É fresco e vivaz, quente e com taninos macios e agradáveis, equilibrado, boa acidez e de corpo médio. Possui um final de boca amplo e de boa persistência. Retrogosto trazendo fruta e cacau.

Faz par ideal com carnes assadas, carnes de panela, carnes de aves de caça e alguns pratos condimentados e com alguma gordura, além de queijos como o Roquefort e Gorgonzola.
Possui 14,8 % de graduação alcoólica e recomenda-se degusta-lo na temperatura de 18ºC.

A Bodega Viu Manent
 

 
Fundada em 1935 pela família Viu, de imigrantes espanhóis oriundos da Catalunha, Viu Manent mantém até hoje seu perfil familiar, sendo administrada pela terceira geração de seus fundadores. Está localizada no Vale do Colchagua. O vinho top da bodega é o Viu 1, já eleito algumas vezes um dos melhores vinhos da América do Sul. Além deste ícone e do comentado Secreto, possui em seu portfólio as linhas El Incidente, Vibo, Viu Manent Single Vineyard, Viu Manent Gran Reserva e Viu Manent Reserva.

Você encontra os vinhos Viu Manent na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br.     

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

 

 

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Grande Prova Vinhos do Brasil


Maior prova às cegas do vinho brasileiro faz parte do Rio Wine and Food Festival e terá seu resultado publicado no Anuário Vinhos do Brasil 2014

 
A Grande Prova Vinhos do Brasil é a maior degustação às cegas promovida por empresa privada, e com reconhecida isenção e independência, teve inicio hoje (28/10), com curadoria de Marcelo Copello, e um corpo de jurado altamente qualificado. A prova traz este ano mais de 1700 garrafas organizadas em 20 categorias para classificação dos melhores vinhos do Brasil. São 109 vinícolas e mais de 850 rótulos na competição, que já começa batendo o recorde de participação e surpreendendo o próprio consumidor que desconhecia o fato do país ter tantas variedades da bebida. “O melhor desta iniciativa, já no seu 3º ano, é acompanhar o crescimento em número e qualidade dos vinhos brasileiros, podendo apresentar ao mercado um resultado que encanta a todos, em especial a alguns que ainda desconhecem o fato de termos tantas vinícolas, rótulos e uma indústria em ascensão” relata Sergio Queiroz, um dos organizadores do evento.



O júri, composto por representantes do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), parceira do evento, Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) e Associação Brasileira de Enologia (ABE), jornalistas especializados, sommeliers premiados, se reúne de 28 de Outubro a 1º de Novembro, no hotel Windsor Atlântica, em Copacabana, Rio de Janeiro.

Mediante pré-cadastramento jornalistas nacionais e internacionais poderão acompanhar de perto a Grande Prova Vinhos do Brasil. A dinâmica, o regulamento e as etapas podem ser consultados no site www.riowineandfoodfestival.com.br/prova-brasil/. Conheça as categorias que serão avaliadas:

1. Espumante branco brut

2. Espumante branco extra-brut e nature

3. Espumante rosado brut, extra-brut e nature

4. Espumante branco demi-sec e moscatel

5. Espumante rosé demi-sec e moscatel

6. Espumante Prosecco

7. Branco Chardonnay

8. Branco Sauvignon Blanc

9. Branco Moscato

10. Branco Outras castas cortes

11. Rosados

12. Tinto Cabernet Sauvignon

13. Tinto Merlot

14. Tinto Tannat

15. Tinto Pinot Noir

16. Tinto Cabernet Franc

17. Tinto Marselan

18. Tinto Outras castas

19. Tinto Cortes

20. Doces e Fortificados

Esta prova é uma das ações do Rio Wine and Food Festival projeto inédito no Brasil que temo como objetivo impactar positivamente o carioca e atrair visitantes para cidade, através do vinho e da gastronomia.



O Anuário VINHOS DO BRASIL 2014 é uma publicação realizada em parceria entre a BACO Multimídia e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), trazendo um panorama completo da industria do vinho brasileiro,suas regiões, vinhos, enoturismo, sendo hoje a principal referência editorial do setor, seja no Brasil, ou no exterior, onde é distribuído em mais de 100 postos e embaixadas pelo MRE( Ministério das Relações Exteriores)

Os Jurados:

1. Marcelo Copello (BACO Multimídia)

2. Leocir Bottega (ABRAVIN e ABE)

3. Marcio Oliveira (especialista em vinhos e editor do VINOTICIAS)

4. Sergio Cardoso (professor da ABS-Rio e editor do site Adegas & Vinhos)

5. Manuel Luz (degustador da Wine.com, maior site de e-commerce do mundo)

6. Celio Alzer (consultor do supermercado Zona Sul)

7. Desei Novakoski (sommelier e colunista de O Globo)

8. Paulo Nicolay (consultor de vinhos)

9. Roberto Rodrigues (diretor da ABS-Rio)

10. Marcio Pezzella (professor de enologia do Senac)

11. João Pedro Lamonica (eleito Sommelier do Ano 2013, no concurso realizado pelo RIO WINE AND FOOD FESTIVAL em parceria com a ABS-Rio)

 

domingo, 27 de outubro de 2013

A arte e a farinha de trigo

Para aqueles que gostam de comerciais de televisão bem bolados, este da farinha de trigo Lieken é fantástico, pelo bom gosto, elegância e mensagem transmitida! Confira:


sábado, 26 de outubro de 2013

Degustação vertical do Tannat AMAT, da Bodegas Carrau




Quem encaminha a programação é o próprio Ignácio Carrau, deste que é um dos melhores Tannats de alta gama do mundo. As safras 99, 01, 02, 07 e 09 poderão ser degustadas e ainda um corte de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Petit Verdot do Castel Pujol Edição Limitada 45 anos. Para quem é do Uruguai ou para os brasileiros que estarão em Montevidéu, é um belo programa! A Bodegas Carrau possui 260 anos de história de vinho e está localizada próxima a Montevidéu, também em Rivera e Santana do Livramento. Saiba mais detalhes da Carrau acessando postagem feita neste blog: 
 
 
Segue a programação: 
 
"El próximo jueves 31 de octubre, Bodegas Carrau los invita a participar del ya clásico Taller "Cata Vertical de Amat, el Tannat de Alta Gama de Uruguay”, que tendrá lugar en la Bodega de Colón. No se pierda esta oportunidad única de degustar en vertical las cosechas 1999, 2001,2002, 2007 y 2009 de este gran vino. La cosecha 2009 aún reposa en nuestras cavas hasta comienzos del año que viene y será presentada como primicia esa noche.
 

 
Quienes nos acompañen disfrutarán de una velada, donde les presentaremos el origen, región y forma de elaboración del vino top de la familia Carrau, considerado como el "ÚNICO TANNAT DE AMÉRICA QUE USTED DEBE PROBAR ANTES DE MORIR”.

Una cena especialmente preparada para acompañar las diferentes cosechas de AMAT, nos permitirá disfrutar de un maridaje acorde con este vino Gran Reserva de Carrau, elaborado en la Bodega de Cerro Chapeu - Rivera, (hacer visita virtual) inaugurada en el año 1998, año de la primer cosecha de este Tannat.

Y celebrando los 45 Años de la botella redonda Castel Pujol los invitamos a disfrutar de un vino de alta gama elaborado con una selección de las mejores uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc y Petit Verdot. Es un homenaje a un clásico de la vitivinicultura uruguaya con una Edición Limitada, única y numerada.

Cupos limitados. Sólo con reserva previa.

Fecha y Hora: Jueves 31 de octubre. Hora: 20:30 hrs.
Lugar: Bodegas Carrau, César Mayo Gutierrez 2556, Colón, Montevideo.
Costo por persona: $ 1.500 (incluye cena)
Depositando antes del martes 29 inclusive, el costo es de $ 1300.
Forma de pago: Anticipado en RedPagos (previa reserva)
Reserve ya su lugar al teléfono 2320 0238 Int. 106, o vía mail a info@bodegascarrau.com"

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Os melhores vinhos tintos da Argentina - Guia Descorchados 2013


A lista dos melhores vinhos tintos da Argentina do Guia Descorchados 2013 - coordenado pelo jornalista Patricio Tapia, pelo enólogo Héctor Riquelme e equipe – sempre é um confiável meio para termos uma base do que ocorreu com as safras e sua avaliação de vinhos argentinos e chilenos.
 

 
Segue relação dos 14 melhores vinhos tintos argentinos do guia:

pontos                vinho                                            uva                 safra

96 Catena D.V. Adrianna (Adrianna Vineyard) Malbec 2010

95 Achaval Ferrer Finca Altamira Malbec 2010

94 Achaval Ferrer Finca Bella Vista Malbec 2010

94 Bressia Profundo Malbec Merlot C. Sauvignon Syrah 2008

94 Carmelo Patti Gran Assemblage 2004

94 Cheval des Andes Malbec C. Sauvignon P. Verdot Merlot 2008

94 Dominio del Plata Susana Balbo Signature C. Sauvignon 2010

94 Fabre Montmayou Grand Vin Malbec C. Sauvignon Merlot 2009

94 Mendel Finca Remota Malbec 2010

94 Norton Gernot Langes 2006

94 Rutini Wines Antologia XXXI Malbec Petit Verdot 2009

94 Terrazas Single Parcel Los Cerezos Malbec 2008

94 Weinert Estrella C. Sauvignon 1994

94 Weinert Estrella Merlot 1999

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O bobó de camarão


Sua origem é africana mas cresceu na Bahia, onde tornou-se prato típico e tão baiano quanto Dorival Caymmi.

 
Tão popular quanto a cultura nordestina, o Bobó de Camarão é praticamente uma instituição da gastronomia regional brasileira. Da junção de alguns ingredientes bem nossos – aipim, camarão, coentro e dendê – resultou um prato de sabor surpreendente, cercado pela irreverência e alegria que o povo sugere. O bobó é quase um purê preparado com o aipim amassado ou liquidificado somado de vários ingredientes e temperados com o untuoso azeite de dendê. Da Bahia espalhou-se pelo restante do Brasil e hoje figura inclusive nos menus de chefs estrelados. Abaixo segue a receita do original Bobó de Camarão. Acompanhe!
 

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1 kg de camarão de bom tamanho com casca
1 kg de mandioca
4 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de azeite de oliva
4 colheres de sopa de azeite de dendê
2 dentes de alho picadinhos
2 cebolas picadas
1 pimentão vermelho picado
200 ml de leite de coco
sal a gosto
pimenta-dedo-de-moça a gosto picada
2 colheres de sopa de coentro fresco picado

Preparo:

Descasque a mandioca e corte em pedaços médios transferindo em seguida para cozinhar em uma panela cobrindo com água. Em fogo alto deixe cozinhar até que a mandioca fique macia. Numa frigideira, aqueça o azeite de oliva em fogo médio e acrescente o alho refogando até dourar. Aumente o fogo, adicione os camarões e refogue por 3 minutos. Feito isso, descasque os camarões (guarde as cabeças para preparar um bom caldo). Reserve. Leve uma cebola ao fogo para refogar com um pouco de azeite, junte as cabeças de camarão e um litro de água. Depois de apurar, passe por uma peneira e reserve o caldo. Em outra panela, coloque a manteiga e leve ao fogo médio. Quando derreter, acrescente a outra cebola e o pimentão. Refogue por cerca de 5 minutos. Reserve. No liquidificador, bata a mandioca ainda quente, o leite de coco, o azeite de dendê e o refogado de cebola com pimentão e o caldo apurado das cascas do camarão até obter um creme homogêneo. Se o copo do liquidificador for pequeno, bata os ingredientes em duas etapas. Numa panela grande, coloque o camarão refogado, o creme de mandioca e leve ao fogo alto. Quando ferver, tempere com sal e pimenta dedo-de-moça picada. Desligue o fogo e adicione o coentro. Misture bem e sirva quente podendo ser acompanhado de arroz branco.

 

 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Casa Silva Reserva Malbec 2010


O Malbec é o varietal mais emblemático da Argentina. Os vinhos por esta casta produzidos possuem a qualidade ímpar de agregar volume e qualidade em seus rótulos. Mas Malbec produzido no Chile é um desafio que brinda o interessante e é este vinho que ilustra a coluna desta semana. O chileno Casa Silva Reserva Malbec 2010, do Vale do Colchágua, é um belo representante deste desafio. É assinado pelo enólogo Mario Geisse, o “Mestre do Carmenére” e enólogo da premiada Vinícola Geisse da Serra Gaúcha . Trata-se de um Malbec realmente diferente, mais delicado e destacado pela presença de um toque vegetal, diferenciando-se dos seus irmãos argentinos, bastante frutados. Possui cor rubi com tons de violeta. Seus aromas trazem frutas negras (cereja madura), frutas vermelhas (morango), especiarias, café tipo “moca”, chocolate, baunilha, defumado mas também estão presentes os aromas chilenos vegetais e balsâmicos. Em boca trata-se de um vinho elegante e muito agradável. Seu paladar é redondo, equilibrado, complexo com notas de amora, chocolate e passas. Possui final de boca amplo e persistente. Seu corpo é médio mas com taninos firmes e suaves. Ótimo retrogosto trazendo frutas negras. 50% do vinho foi envelhecido em barris de carvalho francês durante 6 meses.

Possui 14% de graduação alcoólica e o ideal é degusta-lo na temperatura de 18oC.

Vai muito bem com churrasco na brasa, carne de suíno, algumas carnes de caça e carnes de panela.

Você encontra os vinhos da Casa Silva na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br 

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!         

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

8º Concurso do Espumante Brasileiro




Neste último final de semana ocorreu o 8º Concurso do Espumante Brasileiro realizado em Garibaldi na Serra Gaúcha. Foram premiados 83 espumantes, com destaque para dois com Gran Ouro (acima de 92 pontos), sendo um deles elaborado pelo método charmat. Nas borbulhas que embalam o ano do centenário do espumante brasileiro, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) realizou a 8ª. edição do concurso que reuniu 259 espumantes de 69 vinícolas. Além da qualidade que já é notória entre especialistas e consumidores, o espumante brasileiro também demonstrou, segundo o presidente da ABE, enólogo Luciano Vian, sua evolução: “Nesta edição tivemos o privilégio de degustar espumantes jovens e maduros. observou. As amostras foram avaliadas por 67 degustadores divididos em cinco júris, cada um com amostras diferentes e de acordo com as normas da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE).
Os condecorados com o Gran Ouro foram:
 
- Cia Piagentini de Bebidas e Alimentos, com o espumante Decima Espumante Brut Rosé Charmat
- Vinícola Campos de Cima Ltda, com o espumante Campos de Cima Espumante Brut Tradicional
 


 
 

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Aurora Boreal - a festa que é uma celebração ao espumante ocorre amanhã




Aurora Boreal, a maior festa open bar de espumantes do Brasil, acontece no próximo sábado, dia 19, na Fundaparque, em Bento Gonçalves (RS). Será a  sétima edição do mega evento, que inscreveu um novo conceito na cena do vinho brasileiro, aproximando o público jovem do espumante do Brasil. Montado em diversos ambientes temáticos (em alusão aos diferentes tipos de espumantes da Aurora, a vinícola brasileira mais premiada nos concursos internacionais), com uma estrutura impecável, o evento conta com várias atrações e registra recorde de ingressos comercializados.

 
Quem quer participar dessa grande festa mas não é de Bento Gonçalves e região, pode adquirir seu ingresso no site www.ingressorapido.com.br . Os ingressos do segundo lote continuam sendo comercializados, no site e nos postos de venda.São esperadas mais de 2 mil pessoas.
 

Neste ano, a Aurora Boreal traz as tendências européias para o solo gaúcho. O Grupo Tholl, reconhecido por suas performances acrobáticas e apresentações de tirar o fôlego, se apresentará durante os sets dos DJs na line up. Estes, por sua vez, pertencem a grade dos grandes ícones do cenário musical eletrônico: DJ Sabrina Tomé, Mause, Dylan, Maurício B. e Bianchi -, e a super atração La Musique Lounge Project, que apresentará a mistura de ritmos combinando percussão, voz, instrumentos musicais a uma pegada alucinante.
 

Os premiados espumantes da Vinícola Aurora – Aurora Moscatel Branco, Aurora Moscatel Rosé, Aurora Brut Chardonnay, Aurora Prosecco e Aurora Brut Rosé  – estarão disponíveis na pista, em ilhas de espumantes, e nos camarotes, servidos por modelos. Nesta edição, o conceito da Aurora Boreal irá às últimas consequências: a flor Wild Hibiscus, que será comercializada durante a festa, quando colocada no espumante, mudará a cor da bebida.  

Já na praça de alimentação, serão comercializados sushi, do Armazém do Peixe, e café com vários petiscos.

Serviço

Festa Aurora Boreal 2013
Data: 19 de outubro
Horário: 23h
Local: Fundaparque – Alameda Fenavinho 481 – Bento Gonçalves - RS

Espumante OPEN BAR – Aurora Brut Chardonnay, Aurora Brut Rosé, Aurora Prosecco, Aurora Moscatel Branco, Aurora Moscatel Rosé e drinks com Espumante

Ingressos Online:  www.ingressorapido.com.br 

2º Lote
Feminino Pista: R$ 90,00
Feminino Camarote: R$ 160,00
Masculino Pista: R$ 110,00
Masculino Camarote: R$ 220,00
A aquisição de ingresso camarote não garante mesa. Reservas pelo telefone (54) 9932 2498

::Pontos de Venda::

Porto Alegre
My Ticket- Padre Chagas
Padre Chagas, 327 – Loja 06

Bento Gonçalves
Infoserv (54) 3452.7 928
Av. Cândido Costa – 115 (sobreloja) - Centro
Phanton Academia L’America Shopping (54) 3452.0650
Rua Treze de Maio 877, Bairro São Bento

Caxias do Sul
Multisom  Iguatemi  (54) 3901.7301

Garibaldi
Infoserv (54) 3462.3330
Buarque de Macedo, 2940/sala 02
Edif. Via Domus ( sobre a loja Zélia Decorações)

 

 

 

 

 

Fundovitis destina R$ 164 mil em apoio a eventos ligados à vitivinicultura



Para dar visibilidade aos produtos, às atividades e promover a capacitação do setor vitivinícola, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) abriu este ano dois editais de apoio para eventos e ações no estado do Rio Grande do Sul (RS). Os recursos são provenientes do Fundo de Desenvolvimento da Uva e do Vinho (Fundovitis) e são repassados pelo instituto às entidades por meio de chamada pública. Em 2013, os onze projetos contemplados receberão um total de R$ 164 mil. O edital contempla patrocínio de eventos de promoção, de formação e técnico-científicos, apoio para organização e gestão de instituições vitivinícolas e apoio para desenvolvimento de estudos e pesquisas técnico-científicas.

O diretor executivo do Ibravin, Carlos Paviani, afirma que a chamada pública é um instrumento importante no fortalecimento dos projetos relacionados ao setor. O dirigente adianta que até o final do ano deve ser publicado novo edital para 2014, com a destinação de recursos para eventos e organização das entidades e também para a difusão do conhecimento. “Além de ajudar a viabilizar eventos de promoção do vinho, esta iniciativa estimula a organização de instituições do setor para que encaminhem seus projetos, cresçam em representatividade e fortaleçam ainda mais o setor vitivinícola no estado”, avalia.

Os critérios para a destinação dos recursos estão estabelecidos em edital e seguem as regras contidas na Lei nº 8.666/93. Apenas eventos realizados no RS podem ser contemplados, já que a verba é fruto das contribuições das vinícolas do estado ao fundo, que tem gerência da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), através do Conselho do Fundovitis.

PROJETOS APOIOADOS PELA CHAMADA PÚBLICA 001/2013


Projetos – 1ª chamada
Entidade proponente
Fenachamp 2013
Centro Empresarial de Garibaldi
Publicação da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia - 5ª Edição
Associação Brasileira de Enologia - ABE
8º Concurso do Espumante Brasileiro
Associação Brasileira de Enologia - ABE
11ª Seleção dos Melhores Vinhos e Espumantes de Garibaldi
Associação de Vitivinicultores de Garibaldi – Aviga
Curso de Vendas e Marketing para a indústria vinícola – Campanha Gaúcha
Sindicato da Indústria do Vinho do Rio Grande do Sul - Sindivinho RS
Total apoiado na primeira chamada: R$ 67.500,00
Projetos – 2ª chamada
Entidade proponente
8ª Seleção de Vinhos de Farroupilha
Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados – Afavin
FenaMassa 2013
Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária de Antônio Prado
Encontro Internacional de Vitivinicultores
Federação das Cooperativas Vinícolas do Estado do Rio Grande do Sul - Fecovinho
21ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2013
Associação Brasileira de Enologia - ABE
Promoção da Campanha Gaúcha e Disseminação dos Conceitos de Indicação Geográfica
Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha
Promoção da Indicação de Procedência de Pinto Bandeira
Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira - Asprovinho
Total apoiado na segunda chamada: R$ 96.500,00
Total apoiado em 2013: R$ 164.000,00

 
O edital e os resultados das chamadas públicas de apoio estão publicados no site do Ibravin, na área de legislação, podendo ser acessados nos links: